* Atualizado em 07/01/2019
Em meio à correria do dia a dia, estamos cada vez mais imersos em modernidades. As tecnologias servem para facilitar a vida, mas nem sempre são saudáveis. Um ambiente com ar-condicionado ligado o tempo todo tende a perder qualidade do ar, necessitando de renovações para evitar a Síndrome do Edifício Doente (SED).
Diante dessas facilidades, esquecemos que a mãe natureza oferece alternativas naturais. Além de amenizar a temperatura de prédios e casas, as plantas podem elevar a qualidade do ar de ambiente fechados.
O uso de folhagens para a purificação do ar de interiores é feito desde a Grécia e Roma Antiga. Adotar uma plantinha é uma opção ecológica para aumentar a umidade e qualidade o ar.
Substâncias nocivas
Muitos são os agentes que estão presentes na poluição urbana. Confira os três principais contaminantes do ar:
Formaldeído: sua fonte consiste em roupas, compensados, carpetes, móveis, limpadores domésticos e isolantes. É uma substância barata e usada em diversos processos industriais. Os riscos para a saúde são: dores de cabeça, irritação dos olhos e/ou vias respiratórias. Na exposição prolongada pode resultar em câncer de garganta.
Benzeno: presente na fumaça de cigarros, gasolina, fibra sintética, plásticos, tintas, óleos, detergentes e borrachas. Causa irritação na pele e nos olhos, dor de cabeça, perda de apetite, sonolência e enfermidades do sangue.
Tricoloroetileno: encontra-se em tintas, vernizes, lacas e adesivos. Pode causar câncer no fígado.
Quais são as plantas que purificam o ar?
Veja a relação de algumas das espécies que são aconselhadas para reduzir a carga tóxica dos contaminantes citados acima:
1. Palmeira Areca ou bambu
É considerada uma das melhores plantas para a purificação do ar. Ajuda na limpeza do ar em geral, além de ficar muito bem com peça decorativa. Recomenda-se utilizá-las em salas recém pintadas. Deve-se regar com pouca água, mas regularmente pulverizando a folhagem.
2. Espada de São Jorge
Conhecida dos brasileiros, esta plantinha absorve os óxidos de nitrogênio e o formaldeído. Mas cuidado com as crianças, pois é altamente tóxica se ingerida.
3. Cactos colunares
Eles absorvem ondas eletromagnéticas e, segundo os cientistas, são ideias para colocar perto da televisão e microondas. Exigem poucos cuidados: quase nada de água e muita luz. De preferência devem ficar perto de janelas.
4. Filodendro-roxo
São ideias para combater o tricloroetileno e o formaldeído. Não suporta baixas temperaturas e gosta de locais úmidos.
5. Gérbera
Essa maravilhosa flor elimina o benzeno no ar, são conhecidos para melhorar o sono ao absorver dióxido de carbono e emitem mais oxigênio durante a noite.
6. Planta aranha ou clorófito
Essa grande folhagem de interior é usada para eliminar o monóxido de carbono e outras toxinas e impurezas. Ideal para ambientes onde haja aquecimento com queima de gás ou madeiras. Ela é uma das melhores plantas para a eliminação de formaldeído do ar.
7. Samambaias
Conhecidas por absorver formaldeído e xileno. Muito eficaz, requer pouca manutenção e podem ser ornamentais. Não exponha direto ao sol, pois habita as matas mais fechadas.
8. Ráfis
Age contra o amoníaco dos detergentes, também é uma opção na Cozinha e Banheiro, onde costumam ficar guardados os produtos de limpeza. Planta que cresce muito, precisa de espaço, não requer muita luz e combate o formaldeído e o xileno.
9. Lírio da paz
Considerada a mais limpa de todas, esta planta é responsável por absorver todo o tipo de poluente. São frequentemente colocados no banheiro ou lavanderia. Uma vez que elas são conhecidas na remoção de esporos de fungos. Também eliminam formaldeído e o tricloroetileno.
10. Orquídea borboleta
Além de serem belíssimas, elas equilibram a umidade do ambiente.
Leia também: Como melhorar a qualidade do ar dentro de casa
ótima dica.
tenho umificador de ar gostaria de saber, se eu posso acrescentar alguns liquido como eucalipto para melhorar mais
Olá Ivanete. Não encontramos restrições quanto ao uso de essências em climatizadores e umidificadores. Entretanto, você deve ter cautela no uso, colocando poucas gotas no recipiente. Aqui neste post você encontra mais informações sobre este tema.
obrigado pelo seu contato.