* Atualizado em 13/02/2019
A renovação de ar, que pode acontecer de maneira automática dentro de residências ou de forma projetada em ambientes profissionais, é regulamentada pela Norma Brasileira 16401, que dispõe sobre as práticas de renovação do ar interno em ambientes fechados com ar-condicionado. Independente do local onde o aparelho estiver, a renovação do ar é fundamental para a saúde coletiva, vamos explicar o porquê.
Consequências de não renovar
São sintomas típicos de quem passa muito tempo num ambiente climatizado sem renovação do ar, dor de cabeça e sonolência. Isso acontece em função do ar ser respirado por muitas pessoas ao mesmo tempo numa sala fechada, liberando excessivamente gás carbônico e consumindo o oxigênio. Além dos sintomas de desconforto, esta prática, pode servir para disseminar vírus e bactérias que estão presentes no ambiente.
Se o ar-condicionado estiver numa instalação residencial o ar é facilmente renovado, seja por uma porta abrindo ou fechando ou pelo trânsito de pessoas. Mas numa sala de trabalho o mesmo não ocorre, pois os profissionais, geralmente em maior quantidade, permanecem mais tempo no ambiente, saturando o ar. A renovação do ar condicionado em ambientes corporativos consiste numa prática importante para o bem estar coletivo.
Como fazer a renovação em casa
Na hora de escolher um ar-condicionado pesquise se possui a função de renovação o ar. Esta opção não é padrão em todos os equipamentos, variando conforme cada modelo e marca. Nos splits, está localizada no controle, enquanto nos janeleiros o botão fica próximo das aletas. No manual do usuário também é possível verificar se o aparelho possui ou não esta funcionalidade. Quando selecionada, é possível que o equipamento perca uma certa quantia da capacidade, visto que o sistema abre um compartimento para que o ar circule pelo aparelho de dentro para fora e vice-versa.
Tempo necessário para renovação
Este ponto depende da metragem do ambiente, número de pessoas no recinto e tipo de sistema em questão. Se for uma instalação doméstica basta desligar os aparelhos e manter portas e janelas abertas por meia hora aproximadamente. Se for em uma sala corporativa as instruções devem vir do profissional responsável pelo sistema de climatização. Alguns procedimentos são feitos naturalmente ou por meio de exaustores e dutos, dependendo do caso.
NBR-16401
A NBR não se trata de uma lei, é uma norma que responde aos padrões da ABNT. A Norma Brasileira 16401 define e organiza alguns parâmetros acerca dos projetos para sistemas de ar-condicionado centrais e unitários. Ela entrou em vigor em 2008 em substituição a outras normas antigas, e é dividida em 3 partes. A NBR 16401-3 passou por revisões em 2016, que foram implementadas em fevereiro de 2018, referentes à quantidade interna de CO2, levando-se em conta o cálculo dessa substância no ar externo, e ainda as atividades dos ocupantes do espaço, entre outras mudanças.
Segundo o engenheiro mecânico e um dos coordenadores do Sistema Leankeep, Luis Felipe Esteves Ferreira, a NBR-16401 não é uma medida obrigatória, mas serve para alinhar algumas práticas dentro de um projeto de climatização. “A Norma é livre para qualquer tipo de esquema, no entanto, quando o projeto ultrapassa 30 mil BTUs, seu emprego é necessário, principalmente em casos especiais: laboratórios, centros cirúrgicos e divisões industriais”, completa Luis Felipe.
A Norma Brasileira-16401 se divide em três partes
Parte 1 – Projeto das Instalações
Que define as metodologias de cálculo de carga térmica, parâmetros de dimensionamento de tubulações e dutos, aspectos construtivos de dutos e tabelas de dissipação de calor de equipamentos e pessoas.
Parte 2 – Parâmetros de Conforto Térmico
Esta etapa implica na especificação dos parâmetros do ambiente interno que trata da satisfação térmica média de 80% das pessoas em relação ao conforto térmico em áreas providas de ar condicionado.
Parte 3 – Qualidade do Ar Interior
Especifica os parâmetros básicos para se obter uma qualidade do ar interno em um ambiente climatizado. O conteúdo desta parte da norma apresenta as vazões mínimas de ar exterior para ventilação, os níveis mínimos de filtragem de ar e os requisitos técnicos dos sistemas e componentes de um sistema de climatização para garantir a qualidade do ar.
E aí, conseguiu entender como funciona a NBR 16401 e a importância da renovação do ar? Compartilhe com a gente as suas ideias!
Sou consultor de vendas das INDUSTRIAS TOSI NO RIO DE JANEIRO.
Bom dia para consulta e orçamentos de equipamentos de ar condicionado e material de difusão de ar
Olá Carlos Oliveira, tudo bem?
Não comercializamos equipamentos de ar-condicionado e material de difusão de ar.
Nossa dica é que procure a Frigelar, que é nossa loja parceira.
Como atendimento em todo o Brasil, a Frigelar comercializa aparelhos de ar-condicionado, acessórios, ferramentas e peças.
O contato pode ser feito pelo site neste link, Whatsapp (051-9802-8999) ou telefone (0800-008-8999).
Bom dia,
Existem modelos de ar split com troca e renovação de ar atualmente no mercado que atendam a NBR 16401/08?
Olá Kenia, tudo bem?
Para responder a sua dúvida, contamos com o auxílio da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), que nos informou o seguinte:
A renovação de ar é obrigatória para qualquer tipo de instalação de ventilação ou de condicionamento de ar e é fornecida como parte integrante dos equipamentos de condicionamento de ar.
a) Ventilação natural: a própria entrada do ar externo de ventilação será responsável pela renovação. O ar externo neste caso não é filtrado e a sua vazão não é controlada.
b) Ventilação mecânica: com o uso de moto-ventiladores que poderão filtrar ou não o ar externo. Este sistema é projetado para assegurar a renovação de ar na quantidade certa.
c) Equipamentos de condicionamento de ar possuem normalmente uma tomada de ar externo que será filtrado e condicionado (redução da temperatura, da umidade e quantidade de partículas em suspensão). Aparelho de janela possui tomada de ar externo.
d) Equipamentos que não possuem uma tomada de ar externo são minisplit do tipo hi wall e console piso teto. Neste caso é obrigatório o uso de um sistema a parte de renovação de ar com no mínimo filtragem de ar, pois estes equipamentos também não possuem filtro de ar com a eficiência mínima especificada G4.
As normas da ABNT que especificam a vazão de ar de renovação e o grau de filtragem são:
– ABNT NBR 7256:2005 – Tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) – Requisitos para projeto e execução das instalações – Esta Norma estabelece os requisitos mínimos para projeto e execução de instalações de tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS).
– ABNT NBR 16401-3:2008 – Instalações de ar-condicionado – Sistemas centrais e unitários
Parte 3:Qualidade do ar interior – Esta parte da ABNT NBR 16401 especifica os parâmetros básicos e os requisitos mínimos para sistemas de ar-condicionado, visando à obtenção de qualidade aceitável de ar interior para conforto.
– ABNT NBR 16655-1:2018 – Instalação de sistemas residenciais de ar-condicionado – Split e compacto
Parte 1: Projeto e instalação – Esta Parte da ABNT NBR 16655 descreve os requisitos mínimos do projeto, fabricação e instalação dos suportes de fixação das unidades externas em qualquer aplicação de unidades compactas e divididas com capacidade de até 18 kW (60 000 BTU/h), e descreve os procedimentos para assegurar que a instalação, o desempenho, a operação e a confiabilidade satisfaçam o usuário final.
Estas três normas informam como calcular a vazão de ar de renovação em função da área e do número de pessoas e da classe de filtro.
Continuamos à disposição para ajudar você!
Muito obrigado pelos esclarecimentos valiosos contidos nesta publicação. Precisamos divulgar numa escala maior a importância e a necessidade da renovação de ar nos ambientes climatizados ou não.
Abraços.
Olá Antonio, tudo bem?
Ficamos muito feliz com sua satisfação, continue nos acompanhando, diariamente temos novas postagens.
Alguém sabe me informar se a Vigilância sanitária aprova a utilização de exaustores elétricos de 50cm de diâmetro instalados entre o forro e o telhado para que seja “sugado” o ar quente de dentro de salas e levando para fora do ambiente?
Olá Bruno, tudo bem?
Como sua dúvida é bastante técnica, sugerimos que acesse o Fórum do Ar-Condicionado, pois lá milhares de instaladores e profissionais do setor participam diariamente e trocam experiências, opinando e resolvendo dúvidas. Entre por este link.
Boa noite. Gostaria de ter mais informações sobre a importância da renovação do ar em ambientes fechados (como salas, consultórios médicos e odontológicos) e que são resfriados com a utilização de ar condicionado.
Boa tarde,
Sou novato na área de refrigeração e estou colhendo dados para um projeto de climatização de salas de aula.
Sobre as renovações de ar neste caso específico, como optar por apenas uma grelha na janela ou a renovação forçada, quais cálculos devem ser feitos para dimensionar a necessidade ou não de renovação forçada?
existe algum sistema já previsto para salas de aula refrigeradas por aparelhos Split por exemplo?
Obrigado!
Olá Everlan,
somos um portal de comunicação e comparador de preços de ar-condicionado, não temos essas informações. Sugerimos que participe do nosso Fórum, onde outros profissionais do setor poderão lhe ajudar.
Obrigado pelo contato.
Moro na cidade de ourinhos interior do estado de São Paulo todas as construções novas e lugares que foram reformados para ser banco .
NÃO TEM RENOVAÇÃO DE AR ,E O PIOR É QUE O HOSPITAL E OBRAS DO GOVERNO TAMBÉM NÃO.
ESSA LEI NÃO FUNCIONA AQUI.
Frequento grandes ambientes que possuem sistema “split” de ar condicionado central Carrier e desejo saber como identificar se o sistema possue ou não renovação de ar, isto é, mistura de ar exterior ao ar de retorno, também conhecida como ventilação, visto que, aparentemente, não há dutos conduzindo ar exterior para os evaporadores e estes só possuem aletas de insuflamento e grelhas de retorno.
Os ambientes, bem como as caixas de escada que com eles confinam são mantidos com as janelas hermeticamente fechadas, embora uma pequena fresta em cada janela pudesse ser suficiente para ventilação cruzada. O aumento da carga térmica devido à parcela referente ao ar exterior, acompanhado pelo consequente aumento de consumo, seria plenamente justificavel e até indispensavel, segundo preconizam as sociedades técnicas em todo o mundo.
Olá Abiel,
aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros poderão lhe ajudar. Ou então tente uma opinião de outro colega do setor, pesquisando pelo Banco Nacional de Instaladores.
Agradecemos o seu contato.
gostei mais gostaria de mas informacao.
Prezado, Sras. e Srs.,
Não obstante meu comentário ter o objetivo de tentar ajudar em uma resposta específica à consulta, quero também ajudar no entendimento sobre a língua portuguesa.
Primeiro, porque há um emprego incorreto na frase entre as palavras MAS, enquanto CONJUNÇÃO ADVERSATIVA, e MAS, que é ADVÉRBIO DE INTENSIDADE. Portanto, a frase correta seria: “Gostei, MAS gostaria de MAIS informações.
Quanto às informações sobre as normas técnicas aplicáveis à sistemas de climatização ambiente e exaustão mecânica, indico duas possíveis fontes de consulta: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Gerência de Engenharia Mecânica (GEM) da Prefeitura do RJ. Outrossim, pressuponho caber consulta formal à profissionais devidamente qualificados e com experiência na área, recomendando em caso práticos, e não de pesquisa, a contratação de empresa especializada ou engenheiro mecânico.
Atenciosamente,
Gustavo/G&A
Gostaria de parabenizar a abordagem do assunto, principalmente destacando a importância da renovação de ar em ambientes climatizados de uso coletivo. Gostaria, porem, de retificar uma informação. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 8.078/1990), no seu artigo 39, inciso VIII, é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Portanto, o cumprimento da NBR 16.401 e demais normas técnicas da ABNT é obrigatório por lei. Mais informações no site http://www.dnqaiabrava.com.br