Objetivo é estreitar relação entre teoria e prática, ampliando conhecimentos de operação, manutenção, instalação e projeto
A atividade possibilitou um momento de treinamento aos estudantes do curso de Sistemas de Água Gelada da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV).
Realizado em 9 de abril, a visita à CEITEC, empresa pública que atua no desenvolvimento da indústria de microeletrônica do país, permitiu aos alunos da ASBRAV ver a teoria e a prática, ampliando o conhecimento na operação, manutenção, instalação e em projeto.
Os estudantes foram recepcionados no auditório da CEITEC. No local, acompanharam uma sobre a central de água gelada e sobre o sistema de tratamento de ar das salas limpas da empresa.
Conforme o engenheiro de infraestrutura de fábrica da CEITEC, Luiz Piccoli, após a primeira atividade, o grupo foi conduzido à visita na área industrial para observar de perto os equipamentos em funcionamento.
“A central de água gelada da CEITEC tem 5 resfriadores de líquido (chillers), com capacidade de 2.200 TR. O condicionamento de ar das salas limpas têm unidades de tratamento de ar (UTAs) com 100% de ar externo e vazão igual a 133.000 m3/h”, afirma Piccoli.
A opinião é compartilhada pelo professor do Programa Qualificar, engenheiro mecânico e secretário da ASBRAV, Anderson Rodrigues, que destaca a visita técnica como poderoso recurso didático-metodológico dentro do processo de ensino.
De acordo com ele, o resultado reforça a compreensão de que os fundamentos científicos e tecnológicos do conhecimento se dão de forma articulada com teoria e prática.
Rodrigues afirma que a observação de um sistema térmico de água gelada, uma central de água gelada ou central de água quente em funcionamento, por exemplo, ocorre o encontro entre “teoria” e “prática”, gerando a “práxis”, objetivo do aprendizado.
A busca pela conexão entre os mundos acadêmicos e do trabalho é um dos objetivos institucionais da ASBRAV”, argumenta Rodrigues.
Para ele, desse modo, o professor faz a ponte entre o conteúdo trabalhado com a visita técnica.
“Estreitar a relação entre sala de aula e objeto de estudo é o caminho necessário para trazer o conhecimento ‘vivo’ para os operários, técnicos e engenheiros, o que gera benefícios para ambas as partes, alunos e professores”, disse.
A iniciativa tem patrocínio de Midea Carrier, Johnson Controls Hitachi, Trane, Berlinerluft, Mercato e Trox.
O objetivo do Curso Água Gelada é oferecer conhecimentos básicos e intermediários em SAG (Sistemas resfriamento por água gelada) com foco nas aplicações de conforto e processo, uso, instalação, aspectos dos projetos e eficiência energética.
Com informações da ASBRAV
Deixe seu Comentário