O que é melhor para casas com a voltagem 110V: comprar um aparelho 110V ou um 220V e usar um transformar?
Primeiramente, vamos falar quais são as possibilidades. Aparelhos de ar-condicionado na voltagem 110v não são fáceis de encontrar. Como grande parte do país possui a tensão 220V, são fabricados equipamentos em 110V.
Em geral, os aparelhos janela, portátil ou ciclo frio são encontrados na voltagem 110V. Inclusive a LG lançou um Split Hi-Wall em 110V que pode ser conferido aqui. Porém, é inegável que quase a totalidade dos equipamentos de ar-condicionado são fabricados na tensão 220V.
Consumo de luz: ar-condicionado 110V ou 220V com transformador?
O principal questionamento do leitor diz respeito ao consumo de energia elétrica. Em nossa pesquisa para identificar as diferenças, usamos o Split Inverter LG Frio de 12000 BTU. O mesmo modelo em 110V consome 22,8 kWh. Por outro lado, na voltagem 220v é de 17,1 kWh.
Vale lembrar que o transformador consome energia, que é entre 10% e 20% do consumo do aparelho conectado. No nosso é o ar-condicionado de 220V. Sem falar que o transformador continua consumindo energia mesmo com o equipamento de climatização desligado.
Qual a melhor opção?
Bom, não é aconselhado usar transformador. Isso porque quase todas as fabricantes alertam que o produto usado dessa forma perde a garantia imediatamente. O ideal é instalar a tomada de 220V, pois é uma solução mais simples e de baixo custo. Como na maioria das casas ou dos apartamentos têm energia trifásica, será preciso levar mais uma fase até essa tomada, resolvendo problema.
Se a rede é monofásica e suporta apenas 110V o proprietário do imóvel precisa chamar um eletricista. Ele vai analisar se o sistema elétrico da residência e se a entrada de energia comporta o sistema bifásico.
Depois do profissional verificar a elétrica, você pode chamar a concessionária de energia e solicitar o aumento de carga. Para fazer isso, a companhia de luz substitui o medidor de energia. Em alguns casos acontece a troca dos fios que conectam a casa à rede de distribuição de energia.
A mudança na carga de luz da sua casa é gratuita. Se no seu caso pode apenas ar-condicionado 110V, evite usar equipamentos de 220V com transformador.
Sendo assim, a nossa dica é comprar aparelhos na voltagem de seu imóvel. Se isso não for possível, peça para a concessionária de energia mudar a carga da rede de luz.
Redação WebArCondicionado
Devo tirar todos os dias a tomada do transformador quando não tiver usando o ar…ex durante o dia..?
Oi Celia, tudo bem?
Sim, desligar o ar-condicionado e outros aparelhos é positivo para ajudar na economia de energia.
Pode saber do assunto em nosso conteúdo neste link aqui.
Muito bom não sabia q perdia a garantia
Tenho um Sprinter de 9000 ele e 220 quero estalar ,mais o meu relógio monofásico comprei um transformador de 3000 vá vale apena estralar.
Oi Alessandro, tudo bem?
Conforme explicamos na publicação, o consumo do ar-condicionado com transformador é maior.
Faça um cálculo para analisar o que vale mais a pena: alteração na estrutura elétrica ou usar o aparelho nessas condições.
preciso mudar de 110v para 220v vcs tem alguem especializado? obrigado
Olá Dalva, tudo bem?
Pode encontrar um técnico especializado para alterar sua rede elétrica, clicando neste link aqui.
No espaço, você poderá fazer um orçamento de manutenção gratuitamente.
Não cheguei em uma conclusão para um transformador 110 para 220 que irá alimentar um ar condicionado de 30000 BTUs 3150 W de consumo corrente 14,8 Amps.
O Ar Condicionado é um Springer Silentio 30000 BTUs.
Se puder me ajudar, agradeço.
Olá José, tudo bem?
O ideal é usar um transformador de 9000 VA para a instalação do seu ar-condicionado.