Temperatura será regulada para jogadores e público do evento
Neste ano, o principal evento de seleções do esporte mais popular do mundo será lembrado um motivo inusitado. Na Copa do Mundo 2022, o ar-condicionado será uma atração do espetáculo, bem como público e jogadores.
Faltando um mês para iniciar o evento no Qatar, além dos jogos, uma das expectativas é sobre como será a climatização dos estádios. Com exceção do 974 Stadium, todos os demais terão
ar-condicionado para espectadores e jogadores durante o torneio.
Justamente pela temperatura, a data da competição já foi alterada para ser realizada entre novembro e dezembro. Nessa época do ano, o índice dificilmente chegará aos 30°C, como é costume em boa parte do ano no Qatar.
De qualquer forma, a temperatura nas arquibancadas será regulada para ficar entre 21-22ºC durante os jogos.
Sistema de Ar Condicionado na Copa do Mundo de 2022
Na arena Al Wakrah, por exemplo, um moderníssimo projeto de ar condicionado é direcionado para sair debaixo das cadeiras da arquibancada. O sistema não é tão diferente do que foi instalado no Khalifa International Stadium.
No Khalifa, o ar frio é bombeado para dentro do estádio através de aberturas em forma de canhão de ar na arquibancada e na beirada do campo.
Mais de 500 desses canhões conduzem o ar refrigerado com água fria a mais de um quilômetro de distância do complexo esportivo.
Um destaque de algumas das novas Arenas no Qatar são as coberturas, que além de serem esteticamente chamativas, praticamente fecham toda a área dos estádios. Isso facilita o trabalho do sistema de climatização.
Ao nível dos jogadores, o ar-condicionado virá de aberturas laterais ao lado do campo e que serão controladas por 350 sensores diferentes enterrados sob a grama.
Esses sensores medem a temperatura e a umidade. Já o o sistema de ar condicionado ajustará a temperatura de acordo com os jogadores em campo.
Qualidade do Ar nos Estádios
A qualidade do ar nos estádios também será controlada. O ar será atualizado constantemente para garantir melhor qualidade. Assim, irá filtrar poeira, pólen e fornecendo ventilação para ajudar a combater a propagação de vírus como o COVID-19.
O sistema de ar condicionado dos estádios da Copa do Mundo ainda inclui fazendas solares localizadas a 30 milhas de Doha, que irão gerar, diariamente, 10 vezes mais eletricidade para alimentar as unidades de climatização.
Redação WebArCondicionado
CURIOSIDADE NA AREA