Redação WebArCondicionado
A atenuação acústica, uma necessidade dos grandes sistemas de climatização, também é levada em conta nos aparelhos residenciais
Um ambiente fresco proporcionado por um sistema de ar-condicionado é muito confortável. Mas esse bem estar pode ir por água abaixo se vier acompanhado do barulho dos aparelhos, que pode afetar tanto quem está na área climatizada quanto quem está do lado de fora, onde fica a condensadora.
É normal que os aparelhos de ar-condicionado gerem ruído. Se o barulho incomodar, é preciso fazer procedimentos de atenuação acústica. Isso vale das pequenas instalações domésticas até, principalmente, os grandes projetos industriais.
Importante lembrar, também, que existe uma regulamentação que indica os níveis aceitáveis de ruído gerados pelos sistemas de ar-condicionado. O interior de ambientes habitados segue a norma NBR 10.152 da ABNT. Já as áreas externas tem a regulamentação feita pela NBR 10.151 (e também por leis municipais e estaduais).
A acústica aplicada em ar-condicionado é o estudo dos níveis de ruído produzidos pelos sistemas de ar-condicionado, comparação destes níveis com as normas vigentes e a apresentação de soluções técnicas para redução destes sons quando os mesmos estiverem acima dos limites recomendados.
Quais os tipos de ruído dos sistemas de ar-condicionado?
Qualquer aparelho ou sistema de climatização pode produzir ruído acima dos limites estabelecidos pelas normas.
Os ruídos podem vir do motor, da turbina ou da trepidação da carenagem dos aparelhos. Uma instalação descuidada, sem as vedações e calçamentos apropriados, também pode favorecer trepidações e, consequentemente, mais ruído.
Às vezes, os barulhos não são gerados diretamente pelos aparelhos. Por exemplo: o barulho que vem do lado de fora de um prédio, como o do trânsito, se propaga pelo ar e pode invadir um ambiente interno através de frestas mal vedadas de um aparelho de ar-condicionado.
Redução de ruídos em grandes sistemas de climatização
Os ruídos já são previstos nos projetos de instalação, para que as soluções de isolamento acústico sejam feitas preventivamente. Com o sistema de ar-condicionado em funcionamento, são usados aparelhos chamados decibelímetros para medir o barulho.
Não existe uma única solução técnica para um projeto de isolamento acústico e os projetos são feitos caso a caso. É preciso analisar os tipos de equipamento, como por exemplo: torre de resfriamento, chiller com condensação a ar, unidade condensadora.
As soluções podem envolver até a construção de paredes de alvenaria que atuam como barreira acústica. Em alguns casos, são instalados inversores de frequência para neutralizar o ruído.
Existem, ainda, componentes mais simples e fáceis de instalar, como vidro, painéis de fibrocimento, chapas de aço, lã de vidro, e fibra cerâmica. É importante que sejam materiais antichamas.
Bom dia
Gostaria de uma orçamento para isolamento acústico na área externa.
Pode me ajudar com isso
Oi Paulo, tudo bem?
Infelizmente não oferecemos esse tipo de serviço.
Sugerimos que procure uma empresa especializada no tema em sua região.