Conheça as diferenças de cada rede e como interferir na instalação do aparelho
ar-condicionado monofásico bifásico e trifásico

Ar-condicionado monofásico, bifásico e trifásico: conheça as diferenças!/Imagem: Freepik.

No momento de comprar, uma das dúvidas é sobre a diferença do ar-condicionado monofásico, bifásico e trifásico. Junto a isso, outra questão que surge é sobre como a voltagem, 127V (popular 110V), 220V e 380V, interfere na instalação.

Primeiro, cada tipo de rede – monofásica, bifásica ou trifásica – tem suas particularidades. Por isso, pode acontecer de o ar-condicionado não ter características aparentes para ser conectado naquela rede elétrica.

Como queremos explicar os detalhes do ar-condicionado na rede monofásica, bifásica e trifásica, consultamos Rafael Barbosa dos Santos , proprietário da RS Climatização, e Daniel Fortes Cunha, proprietário da empresa MD Split.

Diferença Rede Monofásica, Bifásica e Trifásica

Imagine a seguinte situação: a sua rede é monofásica e tensão é 127V. Porém, só encontra ar-condicionado 22V. Bom, para que possa usar a máquina, será necessário mudar a rede para bifásica.

Aliás, explicamos o passo a passo para fazer a solicitação de mudança de rede nesta publicação . Percebeu a importância de cuidar na hora de instalar o ar-condicionado se a rede é monofásica, bifásica ou trifásica?

Veja agora as características das redes e quais os modelos de ar-condicionado monofásico, bifásico e trifásico são mais comuns em cada uma delas.

Instalação Ar-Condicionado Monofásico

Comum em residências com baixo consumo de energia e áreas rurais , a rede monofásica tem dois fios : um é o fase e o segundo é o neutro. A tensão pode variar entre 127V – popular 110V – e 220V. Tem uma carga que pode atingir 8000Kwa (quilowatts).

Em relação aos aparelhos de ar condicionado, são comuns os modelos Janela e Split . Aliás, os Splits costumam ter 220V , embora seja possível encontrar alguns equipamentos 110V no mercado nacional.

Uma dúvida comum é se o ar-condicionado monofásico pode ser instalado em uma rede bifásica . Conforme os técnicos explicaram, sim, é possível colocar o modelo monofásico em uma rede bifásica.

Instalação Ar-Condicionado Bifásico

Mais vista nas redes residenciais e pequenos comércios, a biásica tem três fios, sendo dois e um neutro. A tensão pode ser entre 127V e 220V . Sobre a carga de potência, o número fica entre 12.000Kwa (quilowatts).

O modelo mais comum na rede bifásica são os Splits Hi Wall, aparelho mais popular e comum do mercado. Antes de ir para a próxima, saiba que é possível instalar um ar-condicionado bifásico em uma rede trifásica .

De acordo com os dois técnicos, quando é bifásico , o aparelho está conectado em duas fases na instalação. Por outro lado, se for trifásico , será ligado em três fases.

Instalação Ar-Condicionado trifásico

Em energia locais com alto consumo e comércio , a rede trifásica costuma ser usada. A estrutura possui quatro fios , sendo três fases e um neutro, e pode variar entre 220V e 380V.

Possui capacidade de carga que pode chegar até 75.000Kwa (quilowatts). Por ser uma estrutura elétrica mais potente, os aparelhos de ar condicionado com mais capacidade de climatização são trifásicos. Falamos dos modelos Split Cassete e Split Piso Teto.

Tem mais alguma dúvida sobre a parte elétrica na instalação do ar-condicionado? Sabe onde fica o ponto elétrico do seu aparelho? Se pode usar extensão elétrica ou transformador ?

Temos um conteúdo que responde essa e outras questões sobre o tema. Pode entrar na postagem neste link.

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: