Na dúvida sobre qual comprar? Neste conteúdo vamos ajudar você a fazer a melhor escolha
ar-condicionado para cada ambiente

Descubra qual o melhor tipo de ar-condicionado para cada ambiente.

Será que existe um ar-condicionado ideal para cada ambiente? Muitas pessoas costumam ter essa dúvida e antes mesmo de continuar, já iremos respondê-la: Sim, existe um ar-condicionado ideal para cada ambiente da casa.

E como saber o melhor equipamento para os espaços da minha residência com tantos modelos disponíveis? Então, é claro que o tipo de máquina vai influenciar na climatização do ambiente. Porém, o principal fator é a potência em BTUs do aparelho.

Ou seja, o ar-condicionado ideal é aquele que tem a potência em BTUs baseada no cálculo feito para cada ambiente. Por exemplo: se optar por uma máquina com potência inferior ao recomendado, pensando em economizar, pode ter certeza que terá problemas.

Se a calculadora indicar um aparelho 12.000 BTUs para a sala, mas você comprar um 9.000 BTUs, a máquina não vai climatizar o ambiente.

Bem, o principal fator é a potência em BTUs. Mas como escolher o melhor ar-condicionado para cada ambiente? É disso que iremos falar na próxima parte deste conteúdo.

Tipos de Ar-Condicionado para cada Ambiente Ambiente

Nesta lista, incluímos os modelos mais comuns para casas, embora alguns sejam vistos em espaços comerciais, como consultórios, restaurantes e escritórios. Mais um ponto importante é observar as vantagens de cada tipo de aparelho.

Conforme explicamos na primeira parte, o ar-condicionado certo para o ambiente é aquele que tem a potência em BTUs ideal. Por isso, vamos trazer características e detalhes de cada equipamento.

Isso vai ajudar você na tomada de decisão e escolha da melhor máquina de climatização.

Ar-Condicionado Split

É o tipo de ar-condicionado mais conhecido, inclusive alguns chamam unicamente de Split. É indicado especialmente para casas. Este modelo é dividido em duas unidades – condensadora (externa) e evaporadora (interna) -.

Elas são interligadas por tubulações e fazem o ar-condicionado funcionar. O tipo Split é comercializado nas potências de 9.000, 12.000, 18.000, 24.000, 30.000 e até mesmo 36.000 BTUs.

Algumas das vantagens deste aparelho são o baixo consumo de energia, o design menor e que ocupa menos espaço e o menor ruído. A principal diferença dele é o valor: costuma ser o ar-condicionado mais barato.

Ar-Condicionado Janela

Um dos modelos mais tradicionais. O ar-condicionado Janela é ideal para ambientes pequenos, como as salas e os quartos. Ainda assim, costumam ser usados em pequenos espaços comerciais.

Este aparelho está disponível nos modelos entre 7.000 e 27.000 BTUs. Como os botões estão na máquina, é mais simples colocar as funções, até pelo número menor de funções.

Aliás, essa é uma das diferenças na comparação com o popular ar-condicionado Split. Uma das vantagens do aparelho é o menor preço da categoria, ou seja, é o mais barato.

Por ser todo uma única peça, o modelo Janela tem visual mais robusto. Outra observação sobre o modelo de ar-condicionado é que faz mais barulho na comparação com os demais.

Ar-Condicionado Split Cassete

Primeiro modelo com mais potência de climatização, o ar-condicionado Split Cassete é ideal para ambientes maiores. Ou seja, se sua casa tem uma sala com espaço mais amplo, é o mais recomendado.

A potência do aparelho fica entre 18.000 e 60.000 BTUs. Pelo design discreto, pode ser instalado no teto, no forro ou no gesso. Um dos diferenciais são as quatro vias de saída do ar. Inclusive, é possível controlar cada aleta, o que permite direcionar o vento.

Uma das vantagens do Cassete são os filtros antipoeira e antibactérias. Desta forma, a máquina melhora a qualidade do ar do ambiente interno, pois remove impurezas de bactérias, fungos e vírus.

Ar-Condicionado Split Piso Teto

ar-condicionado para cada ambiente

Quer refrigerar rapidamente o ambiente? O ar-condicionado Split Piso Teto tem alta capacidade de climatização. Como o nome indica, o ar-condicionado pode ser instalado no piso ou teto, o que mostra sua versatilidade.

Está disponível nas potências entre 18.000 BTUs e 80.000 BTUs. Se a sua construção tem o pé-direito muito alto, o ar-condicionado Cassete é o modelo ideal para você. Mesmo com a alta potência de climatização, faz pouco barulho e auxilia na renovação do ar do ambiente.

Ar-Condicionado Multi Split

ar-condicionado para cada ambiente

O último equipamento da nossa lista é o Multi Split. Se tem limitação na parte externa da sua casa, por exemplo, esse ar-condicionado é a escolha ideal para climatizar mais de um ambiente com apenas uma condensadora (unidade externa).

O modelo permite conectar mais de uma evaporadora (unidade interna) a uma condensadora (unidade externa). Os equipamentos são Bi Split, Tri Split, Quadri Split e até mesmo Penta Split – 2, 3, 4 e 5 unidades internas -, respectivamente.

Está disponível nas versões entre 14.000 e 60.000 BTUs. As unidades internas podem ser Split, Piso Teto, Cassete e Duto. Pela facilidade na instalação e na manutenção, tem somente uma condensadora, permite economia.

Se ficou com alguma dúvida, assista nosso vídeo sobre o assunto:

Como Calcular Potência do Ar-Condicionado para o Ambiente?

Antes de responder, vamos a uma nova pergunta: sabe o que é BTU? A unidade de medida é a sigla para “British Thermal Unit”, em tradução livre “Unidades Térmica Britânica”, e indica a quantidade de energia empregada para mudar a temperatura de um ambiente.

Logo os BTUs mostram a potência necessária para o ar-condicionado climatizar os ambientes. Falamos assim, pois alguns tem a função Frio e Quente ou Cool e Heat. Mas e agora, como saber a potência em BTU ideal do ar-condicionado para o ambiente?

Conforme falamos na primeira parte, o aparelho certo é indicado pela potência necessária para o seu espaço. Por isso, vamos mostrar como descobrir quantos BTUs deve ter o ar-condicionado para o seu ambiente.

Separe as informações de largura e comprimento do ambiente. Cuide em quais partes do dia o ambiente tem exposição ao sol. Por último, faça a contagem de pessoas e de eletrônicos.

ar-condicionado para cada ambiente

Depois de reunir os dados, entre em nossa Calculadora de BTUs do WebArCondicionado. Na ferramenta, preencha as informações e depois selecione “Calcular”. Após poderá saber a potência em BTUs e os modelos ideais para o ambiente.

Afinal, Qual o Melhor Ar-Condicionado para o Ambiente?

Já sabe os modelos e a como calcular a potência em BTUs. Afinal, qual o melhor ar-condicionado? Na hora de escolher o aparelho, alguns critérios devem ser considerados. Comece pelo consumo de energia em kW/h.

O valor pode indicar como será o consumo do ar-condicionado, ou seja, mostra como serão os seus gastos com a conta de luz. Ainda neste aspecto, priorize máquinas com o selo Procel A do Inmetro de consumo de energia.

Mais um ponto importante são as funções extras. Com cada vez mais tecnologias, já existem máquinas que trabalham mais quando identificam a presença de pessoas no ambiente. Sem falar nas funções de economia de energia, como Sleep ou Dormir.

Acesse aqui a Calculadora de BTUs do WebArCondicionado

Voltando ao consumo, dependendo da frequência de uso do equipamento, considere um aparelho com a tecnologia Inverter. Esses aparelhos de ar-condicionado podem economizar até 70% na comparação com modelos convencionais On/Off.

Pronto, se cuidar de cada um desses pontos vai escolher o melhor ar-condicionado para cada ambiente da sua casa.

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: