Equipamento oferece diversos benefícios e não causa problemas de saúde
Em diversas regiões do Brasil, o verão trouxe temperaturas próximas ou superiores a 40°C desde o começo de janeiro. Para enfrentar o calorão, o ventilador e o ar-condicionado passaram a ser usados o tempo todo praticamente.
O segundo equipamento usado tem maior eficácia, especialmente pela capacidade de climatizar o ambiente para a temperatura desejada. Assim, com os termômetros lá em cima, a máquina é usada na faixa dos 18°C.
Embora seja super eficaz nos dias de calor intenso, o aparelho pode impactar sua saúde sem alguns cuidados. Por isso, vamos mostrar como evitar os problemas respiratórios pelo uso do ar-condicionado no verão.
Quais são os Problemas Respiratórios?
A utilização do equipamento pode impactar a saúde, especialmente para aqueles com problemas respiratórios. Dor de garganta, congestão nasal, asma e rinite são alguns dos sintomas causados pelo uso do aparelho na estação mais quente do ano.
O filtro do ar-condicionado contribui para a proliferação de partículas de bactérias, fungos e vírus nos ambientes. Isso prejudica a qualidade do ar interior, impactando sua saúde, principalmente se possuir doença respiratória crônica.
A falta de cuidado do filtro também pode causar infecções por Legionella pneumophila. Essa bactéria provoca pneumonia grave.
Ambientes muito frios e mudança para espaços com temperaturas altas podem provocar inflamação na garganta. O problema de saúde ocorre em particular naqueles com bloqueio nasal e que respiram pela boca.
Como os aparelhos reduzem a umidade relativa do ar, provocam o ressecamento das mucosas. Isso atrapalha a função fisiológica do nariz e causa irritação, causando até dor de cabeça, cansaço, congestão nasal, coriza e tosse.
Como Usar o Ar-Condicionado no Verão?
Vamos começar pelo seguinte: pode usar o ar-condicionado à vontade, ainda mais nos últimos dias de intenso calor. Apenas lembramos de adotar alguns cuidados para utilizar o equipamento no verão.
Um dos problemas surge pela falta de limpeza e manutenção do filtro do ar-condicionado. É imprescindível realizar o procedimento uma vez por mês. Se usado com mais frequência, os intervalos precisam ser reduzidos, especialmente em ambientes mais empoeirados.
Limpeza de Ar-Condicionado
Aquele primeiro cuidado com o filtro pode ser feito por você mesmo. Porém, o aparelho deve ser limpo uma vez a cada seis meses para climatizar corretamente o ambiente.
A Agyx é especialista em instalação e manutenção de ar-condicionado. Com a melhor equipe de técnicos do mercado, a plataforma de soluções atende em todo o Brasil.
Um dos serviços do portfólio da empresa é a limpeza dos modelos Split Hi Wall, Janela e Portátil. Conforme explicamos na parte sobre os problemas respiratórios, o ar-condicionado sem o cuidado pode espalhar impurezas no ambiente.
Na limpeza de ar-condicionado Agyx, o instalador realiza aplicação de bactericida, germicida e fungicida nas partes internas. Depois de contratar o serviço, aproveitará ao máximo o rendimento do ar-condicionado.
Para adquirir o produto, basta acessar a loja Agyx por este link.
Agora, vamos seguir as dicas sobre como evitar os problemas respiratórios ao usar o ar-condicionado no verão. Sobre as mudanças repentinas de ambientes, deixe o equipamento na faixa entre 22 e 25°C.
Com uma temperatura externa de 40°C, o espaço ficará resfriado. Sem falar que se precisar sair do cômodo, o impacto não será tão grande.
Em relação a umidade do ambiente, muitos aparelhos de ar-condicionado já vem com umidificador. Se o seu não possui, pode optar por equipamento para umidificar o ambiente.
Leia também:
Pode usar Ar-Condicionado e Umidificador ao mesmo Tempo?
Por fim, reforçamos que o ar-condicionado oferece diversos benefícios e não causa problemas de saúde. Basta adotar os cuidados listados até aqui para dormir bem, ter mais produtividade no trabalho e aproveitar um ar filtro livre de impurezas.
Redação WebArCondicionado- Com informações de GaúchaZH
Deixe seu Comentário