Atualizado em 23/07/2021

Veja quais os perigos e como proteger seu equipamento desse fenômeno que acontece no litoral

: ar-condicionado e maresia

Maresia no litoral pode afetar o ar-condicionado: Veja como acontece e as soluções para isso!

Começa o verão, chegam as férias, festas de final de ano e, junto com tudo isso, o calor. Nosso melhor amigo nessas horas são os equipamentos de climatização. Porém, quem vai à praia ou mora por lá sabe que os aparelhos de ar-condicionado enfrentam a maresia.

Por causa da proximidade com o mar, o nível de umidade relativa do ar no litoral é muito alto. Essa umidade é levada em grandes quantidades pelo vento, criando assim uma massa de água salgada invisível aos olhos que atropela tudo o que estiver no caminho.

É isso que chamamos de maresia.

Quais os perigos da maresia para o ar-condicionado?

A maresia tem o mesmo efeito que o contato direto com a água salgada tem para qualquer material, pois corrói metais, mofa paredes, apodrece madeira e por aí vai.

Na relação da maresia e do ar-condicionado, o mais prejudicado é o suporte, porque normalmente são feitos de metal. Mas as peças dos aparelhos também sentem isso, como as tubulações e os componentes eletrônicos, além das placas de controle, pois são sensíveis.

Ainda assim, a preocupação principal é com os suportes. Se é corroído pela maresia, perde a capacidade de segurar o ar-condicionado, que pode estragar e cair machucando alguém.

Quais são as soluções?

Unidades de plástico

Uma solução que tem surgido no mercado, são as condensadoras com acabamento de plástico. Esses equipamentos não têm metal exposto, por isso, são mais indicados para região de muita umidade e maresia.

Vantagens da tubulação de cobre

Usar tubos de cobre é uma solução, pois é mais resistente que o alumínio, material mais comum nas tubulações de ar-condicionado. Mais resistentes à corrosão pela composição química, os tubos de cobre são protegidos pela camada de óxido, tornando-se mais estáveis.

No caso de troca do tubo de alumínio pelo de cobre, é recomendada a limpeza de peças como flangeador, curvador, rebatador e molas. O alumínio deixa poeira residual que pode causar danos ao cobre. Outra dica é usar as ferramentas indicadas para cada tubo, assim evita a má limpeza dos instrumentos.

Suportes resistentes

Existem diversos tipos de suporte para ar-condicionado e outros tantos tipos de materiais para fabricá-los. Vai de caso a caso, mas o melhor é usar aqueles que são feitos de PVC ou de Inox, pois são mais resistentes à maresia.

Proteja sua unidade externa

Tem gente que põe sacos de plástico na condensadora durante os períodos em que o aparelho está parado, tem gente que compra caixas de proteção e manda instalar e tem gente que até prefere tirar a unidade externa do lugar e guardá-la entre um verão e outro.

Nada disso é o ideal, e em especial o saco plástico e a desinstalação não são aconselhadas, mas, de fato, evitam a maresia.

Manutenção preventiva e Limpeza de Ar-Condicionado

Como as peças podem sentir os efeitos da Maresia, outra maneira de cuidar do ar-condicionado é com a manutenção preventiva e limpeza da Agyx. Isso porque durante o serviço o técnico vai analisar as serpentinas, entre outras partes do aparelho.

A Agyx atende em todo o Brasil e tem a equipe de profissionais mais qualificada do mercado. Os profissionais são capacitados, treinados e estão prontos para realizar o melhor serviço para você.

Para contratar a manutenção preventiva e limpeza é super simples. Basta acessar a Loja Agyx e selecionar o produto.

Siga as nossas dicas e aproveite o verão e suas férias sem preocupações!

ar-condicionado manutenção preventiva limpeza agyx

Redação WebArCondicionado
Compartilhar: