Qualquer trabalho neste enquadramento exige uma série de prevenções para evitar as quedas
 ASBRAV alerta para instalação de ar-condicionado em altura

ASBRAV alerta para instalação de ar-condicionado em altura.

Os equipamentos de climatização estão cada vez mais frequentes, por conta da necessidade de conforto térmico nos ambientes internos. Por isso, a ASBRAV alerta para que sejam cumpridas com rigor as medidas de seguranças para a instalação de ar-condicionado em altura.

De acordo com o especialista, Luis Fernando Wolmann, associado da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação, a falta de qualidade, comprometimento e responsabilidade no mercado podem custar caro.

“A segurança deve estar acima de tudo”, afirma Wolmann. O cuidado fundamental é nunca permitir que o instalador atue pendurado do lado de fora da janela ou suspenso no próprio equipamento que está sendo instalado.

Leia também:

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

A prática é totalmente irregular e traz sérios riscos. Convém lembrar que ao contratar esse instalador ou empresa o cliente passa a ser também responsável. Por isso é importante ficar atento e não ter receio de solicitar que as medidas de segurança sejam de fato adotadas.

Para edificações que estão sendo construídas uma alternativa importante é a chamada “linha de vida”, que pode ser um pino fixado ou chumbado na parede. Estes elementos permitem que o profissional possa se fixar à estrutura por um cinto de segurança.

Com informações da ASBRAV

Compartilhar: