Qualquer trabalho neste enquadramento exige uma série de prevenções para evitar as quedas
Os equipamentos de climatização estão cada vez mais frequentes, por conta da necessidade de conforto térmico nos ambientes internos. Por isso, a ASBRAV alerta para que sejam cumpridas com rigor as medidas de seguranças para a instalação de ar-condicionado em altura.
De acordo com o especialista, Luis Fernando Wolmann, associado da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação, a falta de qualidade, comprometimento e responsabilidade no mercado podem custar caro.
“A segurança deve estar acima de tudo”, afirma Wolmann. O cuidado fundamental é nunca permitir que o instalador atue pendurado do lado de fora da janela ou suspenso no próprio equipamento que está sendo instalado.
Leia também:
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
A prática é totalmente irregular e traz sérios riscos. Convém lembrar que ao contratar esse instalador ou empresa o cliente passa a ser também responsável. Por isso é importante ficar atento e não ter receio de solicitar que as medidas de segurança sejam de fato adotadas.
Para edificações que estão sendo construídas uma alternativa importante é a chamada “linha de vida”, que pode ser um pino fixado ou chumbado na parede. Estes elementos permitem que o profissional possa se fixar à estrutura por um cinto de segurança.
Com informações da ASBRAV
Deixe seu Comentário