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A Black Friday é uma chance de comprar os tão sonhados eletros. Isso porque o período traz descontos e promoções em tudo que se pode imaginar.
Para se ter uma ideia, a data é o dia em que as lojas mais faturam nos Estados e em muitos países. No Brasil, a data é esperada pelo comércio e pelos clientes.
A época de oferta e preços mais atrativos ocorre sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro. Em 2022, a Black Friday será no dia 25 de novembro.
Tão conhecida e popular agora, qual a história da data? Como o período de promoções nasceu? Quais são as curiosidades sobre esse dia? Quando chegou ao Brasil.
Conheça tudo isso e muito país em uma linha do tempo com a história da Black Friday.
História da Black Friday nos Estados Unidos
1869 – Mercado financeiro em Colapso
A primeira utilização do termo Black Friday não tem relação com promoções, preço baixo e comércio. Muito pelo contrário. Durante séculos o adjetivo “negro” foi aplicado aos dias em que ocorreram calamidades.
Muitos desastres americanos foram descritos como “Black Friday”. Porém, o fato mais significativo até aquele momento havia sido o pânico causado em 1869.
Naquele ano, os financistas de Wall Street, Jay Gould e James Fisk, trabalharam juntos para comprar o máximo possível de ouro do país. A ideia era elevar o preço e vendê-lo por lucros surpreendentes.
Naquela sexta-feira de setembro, o presidente Grant soube da manipulação e ordenou que o Tesouro liberasse uma grande oferta de ouro, interrompendo a tentativa da dupla.
Contudo, o mercado de ações ainda assim teve uma queda livre. Fortunas foram perdidas em um único dia. O cunhado do presidente, Abel Corbin, foi arruinado, assim como barões de Wall Street e fazendeiros.
1924 – Desfile de Ação de Graças da Macy’s
Historicamente, o dia seguinte ao de Ação de Graças é considerado o início da temporada de compras de Natal, nos Estados Unidos. Essa relação segue até hoje com a data ao final de novembro, incluindo a Black Friday, que é realizada no Brasil.
Muito do costume vem do fato do desfile de Ação de Graças, promovido desde 1924 pela loja de departamentos Macy’s. Ao final do evento, sempre há uma aparição do Papai Noel.
O objetivo era fixar a ideia de que o Natal está chegando. Por isso, está aberta a temporada de compras natalinas. O primeiro desfile, ocorrido em 27 de novembro de 1924, em Nova York, incluiu animais do zoológico do Central Park e foi organizado por funcionários da loja.
Em 1927, os bichos do zoológico foram substituídos por animais feitos com balões de ar. O evento da Macy’s foi inspirado pela loja do departamento canadense Eaton’s, que realizava seu desfile desde 1905.
Primeiro Uso do termo “Black Friday
Como o dia de Ação de Graças é na 4ª quinta-feira de novembro, os gerentes de fábrica começaram a notar que na sexta-feira, após o feriado, muitos trabalhadores ligavam falsamente para explicar que estavam doentes.
Assim, criavam um feriado que se somava ao final de semana. Por isso, em 1951, a revista Factory Management and Maintenance, chamou a sexta-feira, após o feriado de Ação de Graças, de “Black Friday”.
Segundo eles, era “a síndrome da sexta-feira após o Dia de Ação de Graças”.
Primeira Relação do Termo “Black Friday” com o Comércio
Com o início da temporada de compras de Natal consolidada após o feriado de Ação de Graças, a Filadélfia adotou o dia como o período de ofertas. Desta maneira, os comerciantes locais faziam promoções exclusivas.
Em 1961, a polícia da Filadélfia reclamava das ruas congestionadas, cheias de motoristas e pedestres que vinham de outras cidades e estados à procura de promoções, além do tradicional jogo de futebol entre os times do Exército e da Marinha.
Os policiais apelidaram o dia como “Black Friday”, uma forma negativa diante do caos e da multidão que estava na cidade.
As maiores lojas de departamento da Filadélfia tentaram evitar o nome negativo e chamá-lo de “Big Friday”. O objetivo era remover as conotações negativas, mas o nome não pegou.
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1975 – “Black Friday” no New York Times
Embora a data se consolidasse na Filadélfia, ainda se espalhava lentamente pelo país. Em 29 de novembro de 1975, o The News York Times publicou uma pequena nota, dizendo que aquele era o “dia de compras e trânsito mais movimentado do ano na Filadélfia”
Ainda era uma referência às reclamações da polícia local.
“Black Friday” Associada ao Período de Maior Lucro
No início da década de 80, os comerciantes encontraram uma maneira de mudar o termo “Black Friday”, transformando a imagem em algo positivo. A ideia se chamava “vermelho para preto”.
O conceito era de que os varejistas tradicionalmente operavam com prejuízo financeiro na maior parte do ano. O lucro vinha durante a temporada de festas, começando no dia seguinte ao que se comemora o de Ação de Graças
Quando os números eram passados para os registros financeiros, as empresas utilizavam canetas de tinta vermelha para mostrar valores negativos e tinta preta para mostrar valores positivos.
A Black Friday, segundo essa teoria, é o início do período em que os varejistas não estariam mais “no vermelho”.
Sendo assim, o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças marcaria a ocasião em que as lojas dos Estados Unidos, finalmente, teriam um lucro expressivo, passando do vermelho para o preto.
1990 – Black Friday em Alta
O conceito dos comerciantes da Filadélfia contribuiu para deixar o termo mais amigável. Porém, na década de 80, ainda pouco ultrapassava os limites da cidade, localizada no estado da Pensilvânia. Apenas na década de 90 a Black Friday se tornou conhecida em todo o país.
Com o passar dos anos, os números em vendas foram crescendo, assim como mais lojas passaram a organizar promoções exclusivas em todo o país. Hoje é a principal data do comércio nos Estados Unidos.
História da Black Friday no Brasil
2010 – Início no Brasil
Como nos Estados Unidos, a Black Friday acontece no Brasil na sexta-feira seguinte à quarta quinta-feira de novembro.
No dia 28 de novembro de 2010, reunindo mais de 50 lojas do varejo nacional, aconteceu a primeira Black Friday oficial no país, que foi totalmente online.
2014 – Ultrapassa de R$ 1 Bilhão de Faturamento
Em 2014, pela primeira vez, a data ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em vendas, chegando a R$ 1,2 bilhão somente no online. O valor representou 3,5% do faturamento anual do comércio, consolidando a Black Friday como uma das principais datas do comércio online.
Com a intenção de evitar práticas fraudulentas, como descontos falsos e maquiagem de preços, a Câmara e-net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) criou o código de ética para a Black Friday.
Foi publicada uma lista com as lojas participantes que foram regulamentadas segundo as normas do código.
2019 – Décima Edição no Brasil
A décima Black Friday no Brasil registrou um faturamento mil vezes maior que a primeira edição, em 2010. Para se ter uma ideia, o evento inaugural registrou R$ 3 milhões em vendas. Já em 2019, o valor atingiu R$ 3,2 bilhões, apenas nas vendas digitais.
A edição de 2019 também ficou marcada pela participação massiva das lojas físicas.
2021 – Vendas Aumentam Ano Após Ano
O faturamento da Black Friday aumenta todos os anos. Em 2021, o dia rendeu um faturamento de R$ 5,41 bilhões, sendo 5,8% maior em relação ao ano anterior, conforme a Neotrust.
Os consumidores realizaram 7,6 milhões de compras em lojas virtuais na última quinta e sexta-feira de novembro. O Ticket Médio foi de R$ 711,38.
As categorias de produtos com maior volume de pedidos foram as de moda, beleza, telefonia, eletroportáteis e eletrodomésticos. Enquanto isso, as categorias com melhor faturamento foram as de telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e móveis.
2022 – Expectativa para a Black Friday
Conforme uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos, a Black Friday 2022 deve chamar a atenção de um número maior de consumidores, no comparativo com a edição de 2021.
Os resultados apontaram que 71% dos mil entrevistados pretendem fazer compras na Black Friday deste ano. Houve um aumento de 16 pontos percentuais no número de pessoas que desejam realizar compras na data.
Conforme a pesquisa, a maior intenção de compra está na classe C, que aumentou 32% em relação a 2021. Já as classes A e B tiveram um aumento de 23% na intenção de compras na Black Friday deste ano.
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Muito bom.
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