Denominada “A Mudança que o Mundo Precisa”, a campanha da Chemours Company, empresa química responsável por boa parte dos fluidos refrigerantes utilizados em todo o planeta, busca conscientizar sobre o aquecimento global, tendo como protagonista o fluido R-449A da marca, chamado de Opteon™ XP40 e que gera menos impacto ao meio ambiente.
Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal
Ratificado por 130 países, incluindo México, Argentina e China e aprovado pela União Europeia, EUA e Japão a Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal tem o objetivo de limitar o uso de fluidos refrigerantes de elevado potencial de aquecimento global (GWP) que geram significativo impacto sobre as mudanças climáticas, como por exemplo o R-404A e R-507. O Brasil, país signatário do Protocolo de Montreal, aguarda a ratificação da emenda como marco regulatório nacional que passará a definir compromissos a partir de 2024.
Essas opções de fluidos refrigerantes desenvolvidas a partir do hidrofluorcarbonos possuem potencial de aquecimento global considerados altos e, por esse motivo, entrou no cronograma de redução.
A alternativa que causa menor impacto ambiental são os fluidos a base de hidrofluorolefinas, que se destacam como uma opção de transição sustentável para o setor.
Objetivo da Chemours com a campanha
A Chemours aposta no Opteon™ XP40 (R-449A) como uma possibilidade que traz um melhor equilíbrio de propriedades ambientais, termodinâmicas e de custo para substituir o R-404A, R-507 e R-22 em sistemas de refrigeração comercial e industrial de baixa e média temperatura.
O fluido refrigerante permite a redução de 67% no potencial de aquecimento global e consumo de energia até 12% menor quando comparado com um modelo R-404A. Além disso, essa solução não degrada a camada de ozônio, não é toxico e inflamável, é compatível com componentes, vedações, válvulas de expansão e óleo lubrificante poliolester já existentes nos equipamentos que utilizam R-404A, o que facilita nas atividades de retrofit.
“A Mudança que o Mundo Precisa”
No documento “A Mudança que o Mundo Precisa”, é possível encontrar informações decorrentes da Emenda Kigali, bem como os desafios da indústria de refrigeração comercial e o compromisso do Brasil em cumprir com este acordo internacional e como a participação da indústria de Refrigeração Comercial é fundamental para alcançar estes objetivos globais.
O documento da Chemours pode ser acessado através desse link.
A substituição de alguns fluidos refrigerantes é vista como uma maneira de mudar o mundo e lutar contra o aquecimento global.
Muito bom .
Oi Raimundo, tudo bem?
Ficamos muito felizes com o seu comentário.
Continue nos acompanhando, pois diariamente temos novas postagens do mundo AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração).