* Atualizado em 01/04/2019
Seu ar condicionado não está funcionado, ou pelo menos não como deveria? A primeira coisa que você pensa em fazer é chamar um técnico? Bom, neste post vamos ajudar você a descobrir o que pode ser feito antes de chamar a assistência técnica, às vezes o problema é tão simples que você mesmo pode resolver.
Claro, o WebArCondicionado sempre recomenda que você procure ajuda profissional para problemas com o ar-condicionado, e você pode fazer um chamado de orçamento pela nossa página de instaladores.
Porém, às vezes dá para fazer uma avaliação simples você mesmo e descobrir o que está acontecendo.
“O meu split não liga”
Possíveis causas:
– Não há energia elétrica;
– Cabos elétricos desconectados;
– Voltagem está baixa;
– Disjuntor desligado.
Soluções:
– Ligue a energia elétrica;
– Contactar um eletricista;
– Ligá-lo;
– A chave de entrada de força está ligada?
– A voltagem é maior que 242V ou menor que 198V;
– O timer está programado?
“O compressor está trabalhando, porém o visor de cristal líquido mostra E1”
Possíveis causas:
– Obstáculo no ventilador do condensador;
– A temperatura no local de instalação do condensador está maior que 45ºC;
– Vazamento do gás de refrigeração.
Soluções:
– Retirar o obstáculo;
– Instalar a unidade externa protegendo-a do sol;
– Contatar a assistência técnica.
“O visor de cristal líquido está mostrando E2”
Possíveis causas:
– Congelamento;
– Obstrução no filtro de ar.
Soluções:
– Contactar a assistência técnica;
– Limpar o filtro de ar.
“O aparelho não está refrigerando adequadamente”
Possíveis causas:
– O filtro de ar está sujo;
– Existem muitas pessoas no recinto a ser condicionado, e muito ar quente;
– A porta e a janela estão abertas dentro do local que está sendo condicionado;
– Existem obstáculos no ventilador da unidade externa;
– A temperatura selecionada está alta;
– Vazamento de gás refrigerante.
Soluções:
– Limpar o filtro;
– Se possível diminuir a carga de calor interna;
– Fechar as portas e janelas;
– Desobstruir o ventilador;
– Selecionar uma menor temperatura;
– Contatar a assistência técnica.
Chame a assistência técnica imediatamente quando:
– Quando o produto apresentar indicações de erro (E1, E3, E4);
– O produto liga e desliga de maneira anormal;
– Fusível queima com frequência;
– Se a água cair acidentalmente dentro do aparelho;
– Se os cabos elétricos estiverem muito quentes ou se os fios derretem;
– Outras situação anormais de funcionamento do produto;
Gostou do post? Esperamos ter conseguido ajudar. Alguma dúvida, crítica, dica, você pode deixar um comentário neste post que vamos responder para você. Lembre-se, o melhor é sempre contar com ajuda técnica, mas às vezes dá pra verificar se o gasto é necessário.
Meu aparelho York 12000 modelo YJEA12 FS-ADK não parti apresenta-nos visor o código “F 8” procurei possível falha no manual e não encontrei, o que pode ser isso??
Olá Roberto, tudo bem?
O código F8 significa falha no sensor da serpentina interna. As conexões entre o sensor de temperatura e a placa de controle devem ser verificadas.
Se o seu aparelho está na garantia, procure a assistência técnica da York.
Por outro lado, se o ar-condicionado está sem garantia, pode fazer orçamento de manutenção por AQUI.
meu ar fica mostrando L0 porem a temperatura do ambiente esta alta acima dos 30 graus sendo assim não gela o ambiente que tipo de problema deve ter ?
Icaro,
Não conseguimos identificar por aqui, nesse caso indicamos que você faça uma postagem no nosso Fórum para que alguém de lá consiga lhe auxiliar, segue link: https://www.webarcondicionado.com.br/forum/
Meu ar condicionado marca Philco 9000Btus não resfria, apenas ventila e apareceu o código de erro E8.
O que devo fazer para resolver?
Olá Márcia, tudo bem?
Neste caso sugerimos que você solicite a visita de um técnico para avaliar melhor a dúvida em questão, peça um orçamento para este serviço através do link:
https://www.webarcondicionado.com.br/instaladores/orcamento
Boa noite meu climatizado da consul não que funciona eu ligo na tomada acende as luzes depois apaga e não funciona! O que devo fazer para ele voltar funcionar o ventilador?
Olá Maria, tudo bem?
Nesse caso indicamos que você entre em contato com um técnico para lhe auxiliar, segue link para solicitação de orçamento do serviço:
https://www.webarcondicionado.com.br/instaladores/orcamento
Boa noite,eu tenho um split Philco Inverter de 12.000 e ele está apresentando erro F3.Já desconectei e conectei novamente os terminais da unidade externa e nada dele funcionar.
Tem alguma dica antes de chamar a assistência?
Olá Laert, tudo bem?
Neste caso sugerimos que você entre em contato com algum técnico, segue link para solicitar um orçamento:
https://www.webarcondicionado.com.br/instaladores/orcamento
Aparecendo no visor E4?
Olá Ubiratan,
Neste caso sugerimos que você coloque um tópico no nosso fórum para que algum técnico ou consumidor possa lhe auxiliar, segue link direto:
https://www.webarcondicionado.com.br/forum/forum/consumidores/problemas-com-o-ar-condicionado
Etou com a maquina nova da carrer de 30.000btus iverte, a coordenadora parte funciona 30 segundos e parar é pisca todos os led 31 vez Da evaboradora?
Olá Vanderson, tudo bem?
Neste caso sugerimos que vc entre em contato com algum técnico para lhe auxiliar, segue link para solicitação de orçamento:
https://www.webarcondicionado.com.br/instaladores/orcamento
Meu aparelho de ar condicionado não refresco bem e por esse motivo preciso que seja visto por um técnico de frio.
Olá Antonio!
Realize a solicitação de um orçamento de manutenção aqui: https://www.webarcondicionado.com.br/instaladores/orcamento
Abraços!
Boa tarde gostaria de saber o numero do eproom do meu aparelho Samsung AR09MVSPRGMNAZ, pois ele desconfigurou e não consigo encontrarno manual e nem pela internet. muito obrigado
Olá, Denilson, como te respondemos no seu outro comentário…
Os códigos EEPROM são difíceis de conseguir, onde você pode encontrar pelo modelo específico é no nosso Fórum: https://www.webarcondicionado.com.br/forum/
Sugerimos que leve sua busca para lá, qualquer outra dúvida estamos à disposição!
O que significa quando aparece a sigla Run no ar.
Olá Rita,
Somos o maior Portal de Climatização e Refrigeração do Brasil, tendo um comparador de preços específico de ar-condicionado e conteúdo diferenciado para os profissionais da área e também para o consumidor final.
Neste link você pode acessar os manuais do usuário separados por marcas.
Caso não encontre o manual desejado, aconselhamos que participe do Fórum do Ar Condicionado, pois lá outros membros poderão lhe ajudar.
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
A equipe do WebArCondicionado agradece o seu contato.