Ferramenta permite a otimização em instalações de refrigeração industrial
Danfoss Desenvolve Purgador de Ar IPS8

Danfoss Desenvolve Purgador de Ar IPS8: Sistema foi instalado em projeto de modernização de frigorífico no Paraná./Imagem: Reprodução

Com o intuito de oferecer mais eficácia e segurança na refrigeração industrial, a Danfoss desenvolve o Purgador de Ar IPS8, projetado para remover gases não condensáveis de sistemas de refrigeração industrial com amônia.

Este recurso ajuda a otimizar a capacidade de refrigeração e a eficácia do sistema, garantindo alta performance operacional. O modelo IPS8 garante praticidade em sua instalação e manutenção.

A unidade do purgador é um sistema de refrigerante R452A autocontido, integralmente soldado e controlado eletronicamente, com funcionamento independente do sistema principal e com apenas uma conexão de flange com a planta de amônia.

Sistema Automático Viabiliza Melhor Performance do Sistema

A unidade opera automaticamente em ciclos de 24 horas, verificando a presença de gases não condensáveis. Quando presentes, a unidade remove estes gases.

Munido de um controlador da plataforma MCX da Danfoss, o Purgador de Ar recebe informações de todos os sensores instalados na unidade e aplica algoritmos para calcular quando, como e por quanto tempo os gases não-condensáveis serão eliminados.

O controlador comunica todos estes parâmetros por meio do sistema Modbus RTU, pelo qual os operadores podem monitorar o desempenho de forma remota, para um fácil controle dos dados do ciclo de purga.

Tecnologia empregada no equipamento garante eficiência energética e segurança

O consumo de energia da unidade de purga é reduzido quando comparado a outras unidades existentes no mercado devido à operação apenas sob demanda. Outra funcionalidade do IPS8 é o autodiagnóstico de operação da unidade e do sistema para interrupção e desligamento, caso identifique algum problema de funcionamento.

Os diferenciais do produto já puderam ser verificados na prática com a implementação do equipamento em alguns projetos.

Segundo Enri Tunkel, Gerente Regional de Desenvolvimento para o setor de Refrigeração Industrial da Danfoss América Latina, O IPS8 foi instalado em um projeto de modernização de um frigorífico no Paraná e o resultado foi muito positivo.

Ele explica que o sistema de purga anterior era manual, o que causava grande volume de descarga de refrigerante na atmosfera e tinha pouca eficácia na manutenção de baixos níveis de não condensáveis na instalação.

O profissional complementa que a alta pressão de descarga dos compressores e a ineficiência do sistema reduziam a produção na planta, pois muitas vezes os compressores desligavam por alta pressão de descarga.

“A purga manual e sem controle da demanda fazia a amônia ser liberada em excesso no meio ambiente, o que implicava em riscos de acidentes e aumento de custos operacionais para reposição do refrigerante descartado sem necessidade. Com o nosso, esses problemas foram solucionados e o frigorífico ainda obteve uma redução de 7% consumo de energia elétrica”, contextualiza Tunkel.

Com informações da Danfoss

Compartilhar: