Redação do Portal WebArCondicionado
Ar-condicionado instalado e funcionado corretamente é sinônimo de conforto e frescor. Porém, dores de cabeça podem surgir se alguns pontos externos não forem analisados periodicamente, e a mais comum delas é o gotejamento.
A água começa que goteja pela parte de fora ou pela unidade externa do seu Ar-Condicionado é normal, porém, onde ela vai parar? Esse é o problema que você precisa pensar!
Todo aparelho de ar-condicionado gera um resíduo de água que precisa ser eliminado de alguma forma.
Normalmente, direcionamos esse escorrimento pelo dreno para algum lugar adequado, mas não é todo mundo que se dá ao trabalho, e tem gente que deixa a saída de água do jeito como ela vem de fábrica, e as gotas residuais caem nos pedestres, na calçada, enfim, não é bonito e nem correto.
Por que cuidar do gotejamento?
O gotejamento de ar-condicionado nas vias externas é um assunto que gera muita discussão, pois não existem exigências nacionais em relação à água que cai do aparelho. Tudo o que encontramos são leis municipais que tentam organizar a situação.
Em Porto Alegre e Rio de Janeiro, o gotejamento de água nas vias públicas é passível de multa. Ou seja, nos modelos janela, expostos às áreas externas, é obrigatória a instalação de uma bandeja coletora. O material deve ser em forma de calha para impedir que a água caia na via pública.
No Rio de Janeiro, a multa inicial é de R$150,00 – se o problema persistir após 30 dias, as penas são diárias no valor de R$50,00. Já na capital gaúcha a situação é de descaso. Por falta de interesse dos condomínios, a fiscalização é falha.
O dreno
Com a popularização dos splits o gotejamento tende a diminuir, pois estes modelos já possuem um caninho de silicone para escorrer a água. Mas eles também podem gerar as gotas indesejadas caso o dreno não seja direcionado corretamente na instalação. Entretanto, a água acumulada pelos modelos janela pode danificar a estrutura de marquises, ou então criar limo nas calçadas, trazendo perigos aos pedestres, por isso a importância de verificar a parte externa do equipamento.
E aí, entendeu porque o gotejamento precisa da sua atenção? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo!
OS DOIS APARELHOS DA MINHA CASA DESCARTAM MUITA ÁGUA DO LADO DE FORA. NAO INCOMODA NINGUEM. MAS, SERÁ QUE É PROBLEMA DO EQUIPAMENTO?
Oi Cicero, tudo bem?
Temos uma publicação que mostra o que fazer se o ar-condicionado está pingando água.
Pode entrar na publicação clicando neste link aqui.
Bom dia.
Gostaria de saber sobre o gotejamento em prédios de 5 andares, construídos pela Construtora MRV, que não dispõe de dreno externo, feito na construção. São passíveis de multa?
Qual procedimento tomar em relação aos proprietários que se negam a fazer o dreno interno?
Sou sub sindica de um condomínio residencial.
Obrigada!
la mejor consola playstation3 jamas inventada
sin duda
Moro em um condomínio e o ar condicionado do vizinho me incomoda muito com o gotejamento em cima do meu toldo. Já falei c/o morador, c/a síndica e já escrevi no livro próprio p/reclamações, mas sem solução p/o meu problema até hoje.
Gostaria de saber se existe lei que me ajude solucionar este problema e onde procurar os meus direitos?
Olá Telma,
existe as leis do condomínio. O ideal é conversar e entrar em um acordo com o síndico e com o dono do aparelho, para que ele tome as providências.
Obrigado pelo contato.
Já conversei c/a síndica e já enviei uma carta ao morador, mas não tomam providências, por isso escrevi p/saber se tem um outro lugar que possa reclamar. Não quero entrar c/ação p/ganhar dinheiro, quero só dormir em paz!
Olá Telma,
em algumas cidades como Porto Alegre e Rio de Janeiro, o gotejamento de água nas vias públicas é passível de multa. Mas essas leis são municipais. O ideal é você ver com a prefeitura da sua cidade.
Obrigado pelo contato.
o que fazer para aproveitar este gotejamento?
qual volume de agua gerado para um periodo de 8 horas media de funcionamento equipameto de 12.000 btus??
Ola Eraldo.
Nesta postagem constam algumas ideias. Quanto ao volume de agua, isso varia conforme a umidade do ambiente.
Obrigado pelo contato.
O maior problema nesta areá é a falta de projetos e a execução dos serviços por pessoas não qualificadas, porque a maioria dos proprietário procuram os curiosos sem o menor conhecimento técnico. Principalmente aqui no Nordeste onde um simples ajudante se acha qualificado para fazer um Projeto de Climatização, ou muitas das vezes modificam Projetos já elaborados, sem a menor responsabilidade com as consequências que certamente irão ocorrer. Com isto costuma-se dizer: o barato sai caro…!