Pesquisa mostra que 62% espera aumentar a aplicação nesse e¨em demais segmentos
Neste ano, o parâmetro retornará aos níveis pré-pandemia. A Pesquisa Anual de Indicadores de Eficiência Energética mostra que 62% das empresas esperam aumentar o investimento em eficiência energética, energia renovável e tecnologia de construção inteligente, em 2022.
Conforme o último relatório do Painel Intergovernamental das Nações Unidas, a transformação em escala global é urgente e necessária para combater as mudanças climáticas.
Porém, uma pesquisa da Johnson Controls aponta que as organizações enfrentam desafios para acelerar os esforços de sustentabilidade em áreas-chave. Quase dois terços deles afirmam lutar para avaliar as iniciativas em edifícios, geografias ou unidades de negócios.
A empresa de sistemas de climatização, entre outras tecnologias, realiza anualmente a pesquisa Johnson Controls Energy Efficiency Indicator Survey. Sobre eficiência energética, o resultado desta 15ª edição foi esperançoso quanto à conscientização das empresas.
Katie McGinty, vice-presidente e diretora de sustentabilidade e relações externas da Johnson Controls, afirma que:
“Tomar medidas para reduzir a demanda de energia enquanto descarboniza e limpar o ar são estratégias essenciais para empresas, governos e instituições não apenas sobreviverem, mas também prosperarem”.
Houve Aceleração nos Últimos Cinco Anos
O investimento planejado em geração ou armazenamento de energia cresceu significativamente. A pesquisa mostra que, ao longo de 5 anos, houve aceleração nos investimentos.
Mais de um terço dos entrevistados planeja substituir o equipamento de aquecimento por combustível fóssil por tecnologia de bomba de calor neste ano. Isso representa 7% a mais na comparação com 2021.
O armazenamento de energia térmica saltou de 27% para 42% nos últimos cinco anos. Mais da metade dos entrevistados implementou armazenamento de energia elétrica no ano passado.
Investimento em Edifícios Verdes
De acordo com a pesquisa, os Estados Unidos e a Europa ainda lideram em todas as métricas de planejamento de edifícios verdes. Os EUA tiveram o maior número de entrevistados com a certificação de construção verde.
Com isso, a expectativa é alcançar uma construção líquida zero de energia ou carbono nos próximos dez anos.
Leia também:
Por que investir na eficiência energética de climatização?
O que é eficiência energética?
Na Europa, a maioria dos entrevistados planeja obter certificações de edifícios verdes e estabelecer metas públicas de energia/redução de carbono, com o Reino Unido liderando com 46% de objetivos alcançados.
A Pesquisa de Indicadores de Eficiência Energética da Johnson Controls coletou respostas em todo o mundo entre novembro e dezembro de 2021.
Redação WebArCondicionado
Deixe seu Comentário