Falta de cuidado no item pode acarretar em um ar contaminado no ambiente interno
por que limpar os dutos de ar-condicionado?

Por que limpar os dutos de ar-condicionado?/Imagem: Reprodução Freepik

A preocupação com a qualidade do ar no ambiente interno é frequente. Contudo, muitos esquecem dos amplos cuidados necessários para que isso aconteça. Diferentemente dos Split, os aparelhos em edificação com grande circulação de pessoas, possuem dutos.

Neles, acontece desde a climatização até a renovação do ar do ambiente. Por isso, a ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação – alerta para que os empresários e gestores fiquem atentos a esse cuidado.

E por que limpar os dutos de ar-condicionado? De acordo com o vice-presidente da ASBRAV, Mário Henrique Canale, ácaros, fungos e pó se acumulam no interior dos dutos. Por isso, o trabalho de inspeção e limpeza deve ser feito rotineiramente.

“Com o próprio sistema de ventilação do equipamento essas partículas acabam indo para o ambiente ocasionando nas pessoas complicações alérgicas”, contextualiza Canale.

A avaliação, em boa parte das edificações, precisa ser feita no mínimo uma vez por ano. Porém, a frequência pode variar sendo importante a análise de técnico profissional.

“A limpeza é feita com a introdução de uma escova giratória no duto que solta os elementos contaminantes e que vão para o sugador com filtragem específica que retém as partículas finas. É indispensável que tenha um responsável técnico por esse serviço”, completa Canale.

Com informações da ASBRAV

Compartilhar: