* Atualizado em 15/02/2019

A relação entre conforto térmico e o tipo de equipamento na instalação

O que tem a ver a instalação do seu sistema de climatização com o conforto térmico? O conforto térmico é como uma pessoa se sente em relação à temperatura de um ambiente. Porém, para analisar esta estreita relação que envolve o tipo de instalação e o grau de adequação ao corpo, é preciso observar diversos pontos.

Por isso, vamos utilizar um exemplo que é muito comum, principalmente em estabelecimentos comerciais. Veja abaixo:

Vamos a um estudo de caso?

O café do Sr. Inácio será totalmente climatizado. O dimensionamento térmico apontou uma carga total de 80 mil BTUs. Então, existem três possibilidades de médio porte que podem ser aplicadas: adotar um pisoteto com toda essa potência, distribuir este valor em um multisplit com valores pré-estabelecidos de potência ou então colocar mais de um aparelho (ex.: dois pisoteto de 36 mil mais um split hi-wall de 9 mil BTU).

Em qualquer uma das três alternativas, a função do condicionamento de ar será cumprida, sendo livre a escolha. Entretanto, existem aspectos que diferem uma instalação da outra, como por exemplo: o conforto térmico, consumo e manutenção. Vamos explicar estes pontos, dividindo-os por cada tipo de equipamento. Lembrando, é necessário o acompanhamento de um profissional do setor na execução de qualquer projeto.

Um aparelho com toda a carga térmica

Split Pisto-TetoUm equipamento só significa apenas um processo de instalação e, consequentemente, a manutenção será concentrada. Quanto ao consumo, hoje existem diversos modelos de pisoteto que contam com o selo Procel. Isto pode garantir eficiência no consumo. Nessa opção de aparelho, o conforto térmico pode ser comprometido, visto que somente um equipamento irá trabalhar no recinto. Isto é, se ele for desligado, por uma falha ou outro motivo, não haverá uma segunda alternativa para a climatização do ambiente.

A tendência é que a climatização configurada seja mais notável para quem estiver próximo ao equipamento. Porém, há a questão de intensidade da vazão de ar frio ou quente. Para climatizar um ambiente maior, o aparelho vai precisar trabalhar com mais força e, logo, quem estiver mais perto vai sentir o efeito mais rápido e com maior intensidade do que aqueles que estiverem distantes, um problema que já não existe na solução com o multisplit, que veremos a seguir.

Um ou mais aparelhos Multisplit

Multi split Seu principal benefício é a possibilidade de insuflamento em diversos pontos com apenas uma ou duas unidades externas, garantindo o conforto térmico no ambiente. Porém, se o equipamento necessitar de manutenção em alguma das evaporadoras ou até mesmo na condensadora, todo o sistema deve parar para o conserto. Seu consumo de energia é considerado alto, pois a maioria dos modelos não conta com selos de eficiência energética.

Outra restrição do multisplit é a potência do aparelho. Geralmente as cargas térmicas já vêm pré-estabelecidas pelo fabricante (ex.: tri split de 36 mil BTU = três evaporadoras com 12 mil BTU cada). Poucas marcas permitem que o usuário altere a carga térmica de seus aparelhos, mediante solicitação prévia.

Vários aparelhos de ar condicionado

Split hi wallO valor da instalação, manutenção e consumo é um pouco maior quando comparado às duas opções citadas acima. Mas esta alternativa contenta o maior número de usuários. Isto é, enquanto uma região permanece climatizada, outra área pode se manter sem ar-condicionado, variando conforme a demanda do lugar.

Por permitir melhor controle da temperatura de todo o ambiente, este tipo de instalação é indicado para estabelecimentos onde, além dos funcionários, os clientes também frequentem o local. A articulação da temperatura das máquinas em relação aos usuários representa captação e fidelização de clientes através do conforto térmico do ambiente.

 

Avalie os objetivos da instalação

Por isso, se você está na dúvida sobre que tipo de equipamento escolher, avalie quais são os principais objetivos da sua instalação e que relação ela mantém com a necessidade de conforto térmico de outros. Assim, dependendo do seu caso, você pode unir a climatização aos os seus objetivos empresariais, agregando valor ao projeto.

A relação entre conforto térmico e o tipo de equipamento na instalação

Redação do Portal WebArCondicionado
Compartilhar: