Redação do WebArCondicionado
Você utiliza EPI ao instalar aparelhos de ar condicionado? Chegou a hora de entender melhor sobre o quanto ele é necessário. Conversamos com a engenheira mecânica e de segurança do trabalho, Cláudia Jakubowski*, da empresa gaúcha Jakubowski Engenheiros Consultores Ltda, especializada em ergonomia, segurança do trabalho e higiene ocupacional.
A engenheira respondeu algumas perguntas e ressaltou a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) em obras e instalações.
WebArCondicionado: Existem normas ou leis referentes à segurança do trabalho em sistemas de ar condicionado?
Cláudia: Não existe legislação trabalhista específica, e sim a NR 35 sobre Trabalhos em Altura, situação a que a instalação pode se enquadrar e ter que atender.
WAC: Em relação à segurança do instalador, quais fatores devem ser observados em instalações de pequeno e grande porte?
C: Maior problema é a boa avaliação da instalação do mesmo, ou seja, avaliar a instalação elétrica, verificando se a voltagem necessária atende e /ou suporta o aumento de carga elétrica. Muitas vezes a fiação é antiga e/ou não suporta ou acabam fazendo emendas ou tendo uma sobrecarga. Outro problema é a parte de obra civil, abertura do concreto e trabalho em altura.
WAC: De acordo com a sua experiência diária, quais são os acidentes mais comuns?
C: Na parte de obra civil é a projeção de partículas ao quebrar a alvenaria, na correia e achando-se experiente, muitas vezes não usam o óculos de proteção, e o de maior gravidade é o trabalho em altura, onde não utilizam o cinto tipo paraquedista, cabo guia e talabarte, ou quando existe a necessidade de instalação de andaimes, para maior segurança e mobilidade, e por agregar custo na operação, não são usados. Além de não possuírem o Treinamento de Trabalho em Altura. Uma boa pratica é elaborar a APR- Análise Preliminar de Risco, avaliando todas as etapas da instalação, seja grande ou pequena, os possíveis acidentes e/ou incidentes que possam vir a ocorrer e listar as medidas de prevenção e/ou correção para que as mesmas não ocorram, minimizando o risco.
WAC: Quais equipamentos de proteção individual (EPI) são fundamentais?
C: Para a parte de obra civil: óculos de proteção, protetor auricular, botina de segurança e capacete. Para trabalho em altura: cinto paraquedista com sistema com trava-quedas e talabarte, atendendo a nova legislação da NR 35, bem como seu treinamento especifico.
WAC: Muito instaladores reclamam do preço desses equipamentos, e que por isso não utilizam. Que dicas você daria sobre isso?
C: Os custos maiores são de EPIs para trabalho em altura, porém, a vida útil deles é longa e não tem preço o valor de uma vida.
- Sobre a Jakubowski Engenheiros Consultores
Em 1970, Ricardo Jakubowski inicia sua carreira como engenheiro mecânico. Com uma visão prevencionista e inovadora, em 1974 concluiu o curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, iniciando assim, sua pioneira atuação nesta área. As primeiras atividades foram voltadas para a inspeção de caldeiras em todo o Estado. Posteriormente, atuou como Perito do Juízo em Reclamatórias Trabalhistas e na realização de Laudos Técnicos para aposentadorias especiais.
Em 17 de agosto de 1999 nasce a Jakubowski Engenheiros Consultores Ltda, uma empresa familiar, voltada a atender as necessidades de seus clientes em diversos ramos de atividades. Contamos com profissionais competentes, atualizados e qualificados que divide hoje a sociedade com engenheiros mecânicos e de segurança do trabalho: Claudia Sanford Jakubowski, Fernanda Sanford Jakubowski, Ricardo Jakubowski e Werner Jaeger Júnior.
A nobre colega esqueceu de citar a NR-10 que seria bom esses profissionais que eventualmente fazem instalação elétrica terem conhecimento e montagem de andaimes que está contida nas NR’s-18 e 34, isso porque em uma avaliação do risco mau feita esses fatores podem sem os causadores de incidentes, portanto é muito importante que estejam antenados com essas vertentes da segurança no seu trabalho.
Obrigado pelo contato Avelino.
DEIXEI DE FAZER ESTE SERVIÇO NAS ALTURAS , POIS NÃO ESTAVA MAIS VALENDO ARRISCAR A VIDA E A SAÚDE. DEPOIS SE DER DEFEITO MUITOS CLIENTES NEM QUER SABER QUEM É O RESPONSAVEL. MELHOR EU COM MEUS PÉS NO CHÃO FIRME E GANHANDO PAZ.