Classes de pressão e de vazamento trazidas pela nova norma foram abordados na apresentação
O controle de vazamento na rede de dutos foi tema da palestra do engenheiro Wili Colozza Hoffmann na quarta-feira, 14 de setembro, no Congresso Mercofrio 2022. Realizado entre os dias 13 e 15 de setembro, o evento reuniu profissionais, pesquisadores e empresas do setor de Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração.
O palestrante explicou a função da segurança de dutos na condução o ar-climatizado. “Eles surgiram junto com o ar-condicionado. A função deles é conduzir o ar-climatizado de forma segura até o condicionador e até o ambiente climatizado”, pontuou.
Conforme ele, o ar-climatizado é “muito precioso” por algumas peculiaridades: “Ele não pode ser armazenado e assim que produzido tem que ser entregue. Ele é caro e é difícil de ser contido e protegido”.
Hoffmann também abordou alguns aspectos das novas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. De acordo com ele, agora, são duas classes definidas: a de pressão e a de vazamento.
“De pressão é resistência quanto a deformação. Vazamento é contenção do ar quando submetido a pressão”, salientou. “Quando temos pressão interna no duto causa dois efeitos. Deformação mecânica e vazamento do ar por frestas”, finalizou.
Com informações da ASBRAV
Deixe seu Comentário