Redação Portal WebArCondicionado

Há 22 anos, o primeiro trem com ar-condicionado iniciava sua operação no Brasil.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)

Antes de citarmos o ar-condicionado, vale ressaltar o momento da época.

Criada em 1992, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tinha a missão de organizar e melhoras a frota de trens de São Paulo. Nesse caminho, diversos tumultos e confusões eram frequentes nas linhas.

A precariedade era visível, com superlotação, panes, assédios sem segurança efetiva, comércio ambulante, greves e até (quem não lembra?) surfe ferroviário. Era frequente tumultos provocados pelos passageiros descontentes.

Em 1996 diversas depredações foram realizadas por passageiros entre setembro e outubro por falhas dos trens que chegaram a um custo de 39 milhões para a empresa. Nessa época, a companhia transportava mais de 835 mil passageiros por dia, mas por conta do caos instaurado, a CPTM fechou treze estações por seis meses para reformas, afetando cerca de 60 mil usuários.

Leia também: Limpeza do Ar-Condicionado no Transporte Público

Primeiro trem do Brasil com ar-condicionado

Imagem: Via Trolebus

A empresa já havia iniciado algumas mudanças no ano anterior ao dos tumultos, estimasse que entre 1995 e 2004 ela tenha investido mais de 1,5 milhões de dólares em renovação de frota e estrutura e é aí que entra o nosso amado ar-condicionado.

A CPTM anunciou a aquisição dos trens espanhóis da Série 2100 em 1997 e eles iniciaram sua operação em 24 de abril de 1998, com uma viagem inaugural tendo o governador do Estado, Mário Covas, como passageiro.

Além do primeiro trem com ar-condicionado do Brasil, como cita o anúncio ao lado, outros itens como cd player para sonorização interna, vidros das janelas com filtro solar, piso antiderrapante, portas maiores, local para cadeira de rodas, entre outros itens que eram os destaques da linha 2100, que caiu no gosto dos usuários que passaram a contar com os trens climatizados.

Leia mais: De acordo com presidente da CPTM, ar-condicionado nos trens é mais eficiente contra o coronavírus do que janelas abertas

E aí, você sabia dessa informação? Deixe abaixo seu comentário. Até a próxima!

Compartilhar: