Atualizado em 03/12/2019
O verão tem sido a cada ano mais quente em todas as regiões do Brasil, um país lembrado pelo seu clima tropical. Com isso, as pessoas às vezes esquecem que também existem lugares aqui onde o frio do inverno é muito rigoroso. Haja roupa!
O roupeiro dos brasileiros precisa ser bem variado para enfrentar todos esses climas. E hoje, para facilitar o seu conforto, vamos falar dos melhores tecidos para usar no inverno e no verão.
Vamos ver quais são?
Tecidos e Temperatura
Existe uma infinidade de tecidos que, quando misturados, podem nos enganar facilmente.
Por isso, o ideal é sempre verificar na etiqueta a composição do tecido, para que você não se engane e passe o maior calor com uma roupa que na loja parecia tão fresquinha.
Por exemplo: o algodão, a viscose e o linho estão entre os tecidos mais leves e confortáveis para se usar em dias quentes. Além disso, algumas misturas, do tipo da viscolycra, que é muito usada na confecção de saias e vestidos.
Já no frio é outra história. Pense na lã, o que vem na cabeça é aquele tecido quente e grosso, não é mesmo? Perfeito para o frio!
Mas saiba que existem muitos tipos de lã. Nem todos os tipos são bons para serem usados no inverno. Mas não se preocupa, vamos explicar tudo sobre os melhores tecidos para inverno e verão agora
Tecidos para Verão
Algodão
O algodão é o tecido mais leve e fresquinho. É uma fibra natural que deixa a pele respirar. É um material encontrado em vários outros tecidos que veremos a seguir.
Brim
O brim é um tecido de sarja, geralmente feito de algodão. Alguns possuem uma porcentagem de elastano. Não é muito leve, mas pode ser usado em peças para serem usadas no verão, como calças, bermudas, saias e vestidos.
Cambraia
Pode ser usado em roupas infantis e adulto, camisas e vestidos. É bem fininho e pode ser feito de algodão ou de linho. Os de algodão são transparentes, e o de linho é mais pesado que o de algodão.
Cetim
O cetim pode ser feito com diversos tipos de materiais. Os que são feitos com algodão e seda são leves e fresquinhos.
Os de seda são bons para roupas que ficam soltinhas no corpo, pois ele não é tão fresco quanto o de algodão.
Já os que são feitos de poliéster ou poliamida são mais brilhosos e não tem bom caimento para roupas, têm toque seco e esquentam demais o corpo.
Crepe
Existem diversos tipos de crepe, já que esse tecido pode ser feito a partir de vários tipos de fibras. Ele é encontrado em seda, algodão, poliéster e viscose.
Um dos mais finos e fresquinhos é o Crepe Chiffon, ele é transparente e possui uma textura levemente enrugada.
Os crepes feitos com fibra natural são os melhores, mas se forem 100% poliéster ou feitos de outra fibra sintética, serão quentes e sem bom caimento.
Laise
É um tecido macio que pode ser usado na confecção de camisas, vestidos, macaquinhos, saias, shorts, etc.
Geralmente encontrado na cor branca, tem um estilo mais romântico e natural.
Lã fria
Ela é feita com 100% de lã, mas adequada ao calor, boa para épocas e regiões com variações de temperaturas, como a região Sul. O tecido é feito a partir da composição de fios bem finos.
Em suas etiquetas consta o nome “Super 100″ ou 120, 150 e 180. Quanto maior o número, mais fino é o fio. É muito usado na confecção de ternos masculinos e femininos.
Linho
Esse tecido é feito a partir da própria planta linho e possui um toque mais rústico que amassa com facilidade, mas esse é o charme dele.
Geralmente as peças feitas com esse tecido possuem tom cru ou branco, mas hoje em dia já encontramos peças coloridas e vibrantes.
Renda
Existem muitos tipos de renda, uns mais grossos e outros mais finos. Ela pode ser usada tanto no calor quanto no frio.
Se a composição for totalmente sintética, ela dificulta a transpiração. Mas existe também seda de algodão e outros tipos mais macios e fresquinhos.
Pode ser usada na confecção de vários tipos de peças. Com a seda podem ser feitas roupas casuais, românticas e sensuais, além de poder ser usada em roupas de festa.
Sarja Acetinada
Esse tecido é feito com 100% de algodão. Ele é um pouco mais fino que o brim e tem um toque lustroso e um aspecto mais refinado.
Não é um tipo de sarja (apesar do nome), mas possui semelhança à sarja comum por conta do peso. É bom para a confecção de calças e alfaiataria.
Tencel
Esse tecido é feito a partir da celulose da polpa de árvores e possui uma maciez semelhante ao algodão com um toque de seda.
As peças ficam com um caimento fluido das fibras de celulose e com um leve brilho. Ele é bastante resistente à umidade e ótimo para blusas e vestidos.
Tricoline
Esse tecido é feito de algodão e é um pouco mais pesado que a cambraia. Mesmo assim ele é leve, chamado em alguns lugares também de cetim de algodão.
Em sua maioria ele é usado na confecção infantil e no vestuário feminino de verão. Os de melhor qualidade são usados na confecção de camisaria e vestidos.
Viscose
A base da viscose é feita a partir da celulose, mas ela é uma fibra artificial. Os tecidos de viscose são leves, fluidos e fresquinhos, pois absorvem a umidade e a transpiração. O problema desse tecido é que ele amassa e encolhe facilmente.
Viscolycra
É uma mistura de viscose com elastano. Esse tecido tem um toque macio e consegue manter o corpo fresquinho, além de ser bem confortável e leve.
- Leia também: A influência das cores na temperatura
Tecidos para Inverno
Lã
Começamos com a lã, pois ela é a base de praticamente todos os tecidos de inverno. E como explicamos anteriormente, existem muitos tipos de lã, mas aqui vamos falar do tipo que serve pro inverno.
A lã é um tecido originado da fibra natural do animal. Pura, ela é macia, quente e perfeita para ser usada em dias frios.
Ela possui boa elasticidade e resistência. É também um bom isolante térmico, pois ajuda a absorver a transpiração e a umidade. Da lã pura da ovelha, podem ser feitos vários tipos de tecido que veremos a seguir.
Cashemere ou Caximira
É também um tecido feito de lã, ele aquece bastante e por isso é usado em casacos, cardigãs e pulôveres.
Challis
Esse já é um tecido mais suave e maleável, nem dá para perceber que é lã. Tem bom caimento para vestidos longos e também é uma ótima pedida para quem mora no sul do Brasil, pois é bem quentinho, ótimo para confecção de echarpes.
Crepe de Lã
Esse tecido possui um bom caimento e por ser mais “nobre”, ele é muito utilizado em confecções de marcas famosas, em vestidos e trajes especiais de inverno. Porém, ele não aquece tanto quando a flanela de lã.
Flanela de Lã
Esse tecido é bem quentinho e não amarrota muito. Pode ser fininho (geralmente usado em camisas) ou mais grosso, mas nas duas formas ele é muito bem confortável por causa da maleabilidade.
Gabardine
Esse tecido é ideal para casacos e sobretudos para serem usados em locais muito frios, como no sul do Brasil. Além disso, a água da chuva não penetra facilmente nele.
Lã Mohair
A famosa lã felpuda é ótimo para confecção de casacos sofisticados.
Lã Escocesa
Esse é o tecido das saias escocesas, geralmente são xadrez ou listrados. Ele é bem quente e pode ser usado em vários tipos de peças, como casacos, cachecóis, blusas e até mesmo em vestidos e saias.
Lã Mista
Esse tecido é a mistura da lã geralmente com poliéster, parecido com a lã escocesa. Se ele for feito com o começo do pelo da ovelha, ele possui uma textura bem diferente do feito com o final do pelo.
A textura depende muito da trama e do tipo da ovelha, mas ele é sempre 100% lã.
Tweed
Esse tecido é muito sofisticado e também aquece bastante. Pode ser encontrado em diversas espessuras e as peças devem ser confeccionadas com forro de poliéster, pois é um tecido que pinica a pele.
Veludo
Esse é um tecido bem antigo, que foi muito utilizado nas confecções europeias nos séculos XIV e XV. Ele é muito macio e brilhoso e seus pelos são curtos e densos, por isso são ideais para serem usados nos dias mais frios.
Agora você pode se preparar com os melhores tecidos de roupas para o inverno e para o verão, escolhendo as roupas mais adequadas para não passar frio ou calor nesse Brasil com tantos climas.
Receber atualizações
Oi Gervasio, tudo bem?
Diariamente postamos novos conteúdos no blog do WebAr.
Siga nos acompanhando para continuar atualizado.
Eu amo comprar tecidos e mandar costureira fazer pra mim
Ótimo artigo, objetivo e instrutivo.
Exelente artigo!!
Muito elucidativo.
Parabéns!!!!
Olá Maria, tudo bem?
Ficamos muito felizes com o seu comentário.
Continue nos acompanhando, pois diariamente temos novas postagens do mundo AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração).
Comprei uns vestidos pela internet mas ainda não recebi. Na descrição diz que são de “seda artificial”. Estou preocupada pq tenho receio que sejam quentes demais!
Amei
Ótimo conteúdo, pois me trouxe um norte para o que pretendo elaborar… Parabéns! Obrigado.
Olá Charles, tudo bem?
Ficamos muito felizes com seu comentário.
Continue nos acompanhando, pois diariamente temos novas postagens.
Perfeita matéria. Pesquisei e me deu solução interessante.
Gostei muito da resposta sobre a pesquisa que estou fazendo. Muito útil este manual de tecidos que foi feito. Ótimo. Recomendo.
Adorei esta nota explicativa sobre os tecidos.Vai-me facilitar a tarefa de explicar a pessoas que julgam tudo saber
Ficamos felizes em te ajudar, Antonio.
Conte sempre com a gente.