O som da televisão, para muitas pessoas, é como uma canção de ninar, ajuda a dormir rapidinho. Mas você sabia que outros aparelhos eletrônicos podem ter o mesmo efeito? O responsável por esse “fenômeno” é o chamado “ruído branco”, um sinal sonoro que apresenta todas as frequências na mesma potência. Ele pode ser emitido pela televisão, pelo rádio e até mesmo pelo ar-condicionado.
Leia mais: Qual modelo de ar-condicionado é o mais silencioso?
O barulho constante que a unidade interna do ar-condicionado (e outros equipamentos) emite, de acordo com especialistas, ajuda a abafar outros sons, como o de carros passando, cachorros latindo e até mesmo o barulho da unidade externa do próprio aparelho.
Como isso ocorre?
O “ruído branco” pode ajudar aquelas pessoas que acordam com facilidade por conta de barulhos externos. Ele faz com que o limiar auditivo alcance o nível máximo, bloqueando qualquer outro ruído que varie de intensidade e que estimule o córtex cerebral (local do cérebro que tem o papel central nas funções mais complexas como a memória, a atenção, a consciência, a linguagem e a percepção).
Mas apesar de não afetar negativamente a audição, vale ressaltar que não há no mundo pesquisas científicas que comprovem que isso é um benefício para a saúde auditiva. E de acordo com o médico Nitun Verma, da Academia Americana de Medicina do Sono, não se pode tratar qualquer distúrbio de sono com ruído branco.
“Eles soam mais naturais, porque é assim que percebemos o som no mundo. O ruído branco é mais forte porque abrange uma faixa de frequência mais ampla”, explicou Verma à BBC.
Deixe seu Comentário