ASBRAV destacou a importância da iniciativa para auxiliar na proteção da saúde das pessoas no lançamento da ferramenta
Com o objetivo de marcar o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, o Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno (QUALINDOOR) da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) apresentou ao público o recurso.
Gratuita, a calculadora traz diversos benefícios à saúde das pessoas, pois permite identificar a qualidade do ar interno de ambientes. A ferramenta foi desenvolvida por renomados pesquisadores internacionais em doenças transmitidas pelo ar.
O evento online teve a mediação do especialista em qualidade do ar e membro atuante do Qualindoor/ABRAVA, Henrique Cury, e as apresentações do médico, professor e pesquisador da USP, Dr. Paulo Saldiva; do engenheiro mecânico e consultor da ABRAVA, Carlos Madeira e do vice-presidente da ASBRAV, Mário Henrique Canale.
A calculadora de qualidade do interno pode ser usada para consulta rápida e checagem da segurança dos cômodos. O uso é simples, objetivo e pode ser feito por qualquer pessoa.
“A solução é de fácil preenchimento, pois fornece sugestões para simples inserção em valores técnicos pelos usuários dos ambientes internos e permite maior rebuscamento pelos especialistas ao se clicar no campo ‘avançado’”, ressaltou Cury.
Segundo ele, evidências científicas comprovam que a disseminação em massa da Covid-19 está ligada aos aerossóis infecciosos aerotransportados. Isso provocou dúvidas pelo ar respirado em ambientes confinados, além da eficácia do tratamento e da filtragem do ar.
A capacidade da ferramenta em colaborar com a proteção da saúde das pessoas foi destacada pelo 1ª vice-presidente da ASBRAV, Mário Henrique Canale. Ele explicou como utilizar a calculadora, comentando os parâmetros físicos e fisiológicos da operação.
Leia também:
ABRAVA lança calculadora de qualidade do ar interno
Cartilha de Qualidade do Ar Interno é Lançada no CONBRAVA
“A calculadora pode auxiliar a população, de forma simples e rápida, a saber se há risco ou não ao chegar num determinado ambiente, além de quanto tempo se estará seguro no local e qual sua capacidade máxima”, observou Canale.
Em sua apresentação, ele trouxe simulações de exemplos de situações cotidianas em empresas, escolas e recepções. Também salientou como o investimento na qualificação do ar é vantajoso para a saúde das pessoas e para a economia de recursos.
Pode entrar na Calculadora de Qualidade do Ar Interno gratuita neste link aqui.
Com informações da ASBRAV
Deixe seu Comentário