Conheça a quantidade de fluido que tem em cada modelo de equipamento da marca
Como atua na absorção do calor do ambiente e no transporte pelo sistema até as saídas de ar da condensadora (unidade externa), os fluidos são essenciais para o funcionamento do ar-condicionado.
Também chamado de gás refrigerante, todo aparelho quando sai de fábrica, tem alguma carga para a instalação. A quantidade costuma variar conforme o modelo e a potência em BTU do equipamento.
Os fluidos refrigerantes não são “consumíveis”, ou seja, são intermináveis no sistema. A justificativa para isso é muito simples: o elemento passa por transformações físicas entre o estado líquido e gasoso, sem interferir na perda de quantidade de gás.
Conforme o manual de instalação, a maioria dos aparelhos de ar-condicionado Gree tem carga de gás refrigerante para instalações com tubulação de até 7,5 metros. No mesmo material, é indicado qual procedimento deverá ser realizado quando a metragem é superior.
Separamos as informações dos modelos de Janela, Portátil, Split Hi Wall, Split Piso Teto e Split Cassete. Veja a carga de refrigerante e quando deve ser adicionado nas instalações maiores do que 7,5 metros.
Carga de Fluido no Split Hi Wall Gree
Gree G-Top 9.000 e 12.000 BTUs
Condensadores são produzidos com a quantidade de gás refrigerante suficiente para atender 7,5 metros de tubulação entre a unidade interna e externa. Para cada 1 metro de tubulação deverá ser adicionada carga de gás (R-410A) conforme a tabela abaixo:
Gree Eco Garden Inverter 9.000, 12.000, 18.000, 24.000 e 33.000 BTUs
Condensadores são produzidos com a quantidade de gás refrigerante suficiente para atender até 7,5 metros de tubulação linear entre a unidade condensadora e a unidade evaporadora.
Para cada 1 metro de tubulação superior deverá ser adicionada carga de gás conforme a tabela abaixo:
Gree Eco Garden Convencional 9.000, 12.000, 18.000, 24.000 e 30.000 BTUs
Condensadores são produzidos com a quantidade de gás refrigerante suficiente para atender até 7,5 metros de tubulação entre a unidade condensadora e a unidade evaporadora.
Para cada 1 metro de tubulação superior deverá ser adicionada carga de gás conforme a tabela abaixo:
Carga de Gás Refrigerante no Gree Janela
Gás Refrigerante R-22 (g)
Gás Refrigerante R-410A (g).
Gás Refrigerante R-22 (g).
Gás Refrigerante R-22 (g) e R-410A.
Carga de Gás Refrigerante no Modelo Gree Portátil Koobes
Gás Refrigerante R-410A (g).
Carga de Gás Refrigerante no Gree Piso Teto
Gree Piso Teto Inverter 36.000 e 60.000 BTUs
Refrigerante adequado para o comprimento de tubulação de 5 metros é carregado na unidade externa de 36.000 BTU e 7,5m na unidade externa de 60.000 BTU na fábrica.
É necessário carga adicional quando a unidade for de 36.000 BTU for mais longa que 7,5m e quando a unidade for de 60.000 BTU for mais longa que 9,5m.
Gree Piso Teto Convencional 36.000 e 60.000 BTUs
Os condensadores são produzidos com a quantidade de gás refrigerante suficiente para uma instalação com comprimento de tubulação de até 7,5 metros entre as unidades condensadora e evaporadora.
Para cada 1, metro de tubulação superior a 7,5 metros deverá ser adicionada carga de gás conforme apresentado na tabela abaixo:
Carga de Gás Refrigerante no Gree Cassete
Gree Cassete Inverter 24.000, 36.000 e 60.000 BTUs
Quando a unidade externa é conectada à unidade interna, a unidade externa retém bem a carga do fluido refrigerante do sistema por 7,5 metros.
Não encontrou a Carga de Fluido do Ar-Condicionado?
Se chegou até aqui sem localizar a informação, temos outra dica que poderá ajudar. No Fórum do Ar-Condicionado, diversos profissionais dividem suas experiências, trocam dicas e se ajudam diariamente.
Por essa razão, nossa sugestão é postar sua dúvida no espaço. Assim, um técnico poderá compartilhar a informação e auxiliá-lo nisso.
Redação WebArCondicionado
Muito bom mesmo gostei da tabela de gás
Oi Marcos, tudo bem?
Ficamos muito felizes com o seu comentário.
Continue nos acompanhando, pois diariamente temos novas postagens do mundo AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração).