*Atualizado em 27/06/2019
Se você é um técnico de ar-condicionado e quer criar um cartão de visita bonito para entregar aos seus cliente, chegou ao lugar certo. Pretendendo ajudar os profissionais e as empresas a atrair mais clientes, já falamos aqui no blog sobre alguns recursos utilizados para melhorar o rendimento dos seus negócios e a visibilidade nesse mercado, desde adesivos para carro até o uso de email marketing.
Apesar disso, em meio a tantas ferramentas que podem ser utilizadas estrategicamente, não podemos deixar de falar sobre o bom e velho cartão de visita. Afinal, você já possui um modelo para divulgar seus serviços?
A seguir vamos explicar sobre a importância dos cartões e o impacto que eles podem causar nos futuros clientes, além de dicas para utilizá-los da melhor forma e alguns modelos nos quais você pode se inspirar ao criá-los. Fique ligado:
A importância do cartão de visita para o técnico de ar-condicionado
Assim como em outros segmentos, o cartão de visita para quem atua com ar-condicionado é um dos itens mais importantes para divulgar o seu contato profissional e se mostrar disponível.
Aí vai uma curiosidade: para os orientais, o significado do cartão é tão expressivo que ele é entregue e recebido com as duas mãos, revelando um grande simbolismo em torno desse pedaço de papel que contém informações.
Mas calma, não estamos dizendo que é necessário criar toda uma formalidade ao entregar o seu cartão às pessoas, mas falamos sobre como é relevante aproveitar essa oportunidade para interagir com a sua clientela. O cartão representa o seu profissionalismo e a possibilidade de você ser reconhecido no momento em que ele está nas mãos de alguém.
Possibilidade de retorno ou indicação com o Cartão de Visita
No momento em que você realiza a instalação na casa ou estabelecimento comercial de alguém, por exemplo, deixar o seu cartão com o cliente é uma ótima oportunidade para voltar ao local para serviços de manutenção e limpeza ou até mesmo servir de indicação para novos clientes.
É um impacto diferente do que você simplesmente fazer o seu trabalho e sair dizendo apenas que está a disposição para resolver possíveis problemas, por mais educado e gentil que você seja. Entregar o cartão aliado a sua simpatia transmite profissionalismo ao cliente, agregando também confiança a sua atuação.
Portanto, nosso conselho é você levar em consideração o antigo ditado “a primeira impressão é a que fica”, e não se limitar fazer o uso do cartão em meio aos seus serviços, mas caprichar para desfrutar desse recurso da melhor forma e assim os resultados apareçam.
Para te ajudar nessa, veja as dicas básicas que preparamos para você observar em relação ao seu cartão:
Dicas para o Cartão de Visita do Profissional de Ar-Condicionado
Considerando que o cartão de visita é um material que identifica uma pessoa ou uma empresa, refletindo assim sua identidade e imagem no mercado, é preciso tomar certos cuidados ao prepará-lo e entregá-lo.
O visual do cartão poderá somar ao seu favor
A primeira coisa a se considerar ao pensarmos no cartão de visita é o seu visual. O design deve ser o mais limpo possível, tornando seu cartão objetivo com as informações necessárias a serem comunicadas.
O ideal é que ele seja confeccionado com pouca imagem, para que o visual não fique poluído e acabe dificultando a interpretação. Caso você mesmo se responsabilize por realizar essa tarefa, tome cuidado também com o tamanho da fonte que você utilizar, adaptando as palavras em dimensões nem muito pequenas nem muito grandes, mas de modo que fique em harmonia com o tamanho do cartão.
No final do texto, há alguns modelos para você se espelhar.
Dados do Cartão: Quais informações colocar?
Como falamos acima, a objetividade e a clareza devem guiá-lo na hora de digitar os seus dados. Escreva no cartão:
• Nome e sobrenome;
• Profissão (vale lembrar os serviços realizados);
• Empresa que representa (se for o caso, incluindo também o logotipo);
• Informações de contato: preferencialmente o número do telefone/celular e e-mail. Caso haja endereço físico, também é uma informação importante.
Se você utilizar algum logo no cartão, é indicado que ele seja o único elemento que possa se destacar mais do que o seu nome, mas isso não é obrigatório.
Além disso, é possível adicionar um slogan ou alguma frase curta que evidencie algum diferencial do seu trabalho, mas na dose certa. Tome cuidado para não ficar muito comprido e assim prejudicar a leitura.
Na verdade, é muito comum utilizar os dois lados do cartão. Você pode colocar o seu nome e/ou o logo de um lado e suas informações de contato do outro.
Confecção: Utilizo uma gráfica para imprimir meus cartões?
Para uma impressão adequada, o ideal é que o cartão seja confeccionado em uma gráfica. Imprimir em casa não é nem um pouco aconselhável, pois o tipo de papel utilizado e a impressão de qualidade importam muito para que o seu cartão fique adequado e passe credibilidade.
Não adianta caprichar no design e não dar atenção à hora de imprimir. É como um instalador ter o melhor material de instalação mas não saber operar um ar-condicionado.
O trabalho não sairia bacana, não é mesmo? Portanto, considere essa questão.
Informações: Meus dados estão atualizados?
Outra observação: estar atento para que todas as informações do cartão estejam sempre atualizadas. Pode parecer besteira falar isso, mas todos estamos sujeitos a mudar o número dos nossos celulares ou e-mail, por exemplo, e nos esquecermos de adaptar as alterações ao cartão.
Não é nem um pouco legal entregar ao cliente o seu modelo com dados antigos ou então simplesmente rasurá-lo com novas informações. Considerando que o seu serviço pode ser contratado pessoalmente, lembre-se que é essencial estar com o seu cartão de visita atualizado. Se algum dado mudou, edite o cartão e imprima novamente.
Entrega do cartão: Como fazer e qual o melhor momento?
Para que o seu contato com os clientes possa ser lembrado de forma positiva, é essencial saber como entregar o seu cartão de visita. Não há bem uma fórmula mágica por trás disso, mas lembre-se que é através dele que você pode ser encontrado posteriormente. Por isso nesse momento tão importante cabem algumas observações.
O cartão deve entregue virado de frente para quem o recebe, facilitando sua leitura. Quanto à hora certa de realizar essa ação, existem diferentes oportunidades de acordo com a sua rotina, mas supomos que o mais comum seja fazer a entrega em meio ao seu trabalho, principalmente ao atender novos clientes.
Levando em conta que esse contato acontece de forma informal, o melhor momento para fazer é oferecer o seu cartão ao cliente na saída, após o término do serviço, colocando-se à disposição para outras solicitações de forma natural, caso algum conhecido precise de indicação.
E ATENÇÃO: Para evitar que o cartão amasse ou fique sujo, é conveniente que os cartões sejam carregados em porta-cartões ou em locais de fácil acesso, que mantenham o material intacto.
De nada adianta preparar tudo e comprometer a sua credibilidade, transmitindo uma imagem de desleixo ou falta de organização.
Modelos de Cartão de Visita para o Técnico de Ar-Condicionado
Abaixo listamos cinco exemplos de cartões simples e que podem ser editados como imagens.
Para baixar o vetor é só clicar na imagem do seu preferido.
IMPORTANTE: Os arquivos para edição estão nos formatos AI e EPS, que abrem nos programas de edição Adobe Illustrator e Corel Draw.
Fonte dos exemplos de cartões: Vector PortalApesar de ser pequeno em sua aparência, viu como o cartão de visita pode ter um grande significado?
Esperamos que você siga nossas dicas e faça um ótimo trabalho. Caso lembre de algum conselho importante que tenha passado despercebido por nós, compartilhe com a gente através de um comentário.
gostaria de um modelo de cartão de visita, serviços
manutenção predial e industrial abrangendo todos os serviços. projetos instalação reparos e manutenção ar condicionado elétrica mecânica , automação, hidráulica, alvenaria, pintura e etc.
Olá Jorge Alves, tudo bem?
Pode encontrar modelos de cartão de visitas com serviços em sites como, Vector Portal e Canva. . Se tiver dificuldades, nossa sugestão é que procure uma gráfica de sua preferência, pois certamente poderão ajudá-lo nisso.
Agradeço informações sobre cursos nessa área.
Olá, Daniel, tudo bem?
É só ficar ligado na nossa página de cursos e eventos: https://www.webarcondicionado.com.br/category/cursos-e-eventos
Hoje se você não tem um cartão de visitas pode saber que o seu telefone estará perdido entre vários na agenda do seu cliente!!
Gostei das dicas
Obrigado
Olá Adail,
Ficamos muito felizes em saber que ajudamos você, a ideia é exatamente essa. Você já nos segue em nossas redes sociais? Fica a dica se quiser nos acompanhar e ficar por dentro de tudo relacionado ao mundo da climatização e refrigeração:
Facebook – https://www.facebook.com/pg/portalwebarcondicionado/
Instagram – https://instagram.com/webarcondicionado/
Twitter – https://twitter.com/portalwebar
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
Agradecemos pelo seu contato.
E.R.L arcondiconado seria um bom nome pra empresa ?
Olá, Edel.
Essa sigla seria por causa das iniciais do seu nome? Já vimos algumas empresas adotando essa ideia e acaba sendo meio convencional. Você tem outras sugestões? Seria bacana reunir umas 3 ideias pelo menos e fazer uma votação pedindo a opinião dos seus amigos e a nossa também. O que acha?
boa noite amigos gostaria de saber de vocês o nome Fênix cai bem na área de Refrigeração.
Olá Gregroty,
parece um bom nome, você só precisa verificar se já não existe uma outra empresa no mesmo segmento com esse nome. Compartilhe no Fórum do Ar Condicionado para obter mais opiniões.
Obrigado pelo contato.