Redação do WebArCondicionado
Buscando maior economia, muitos instaladores e consumidores se perguntam se é possível retirar o gás de um ar-condicionado e colocar em outro. O reaproveitamento dos fluidos pode trazer economia, mas será que não traz nenhuma dor de cabeça?
Já falamos aqui no WebArCondicionado sobre recolhimento, reciclagem e regeneração de gases refrigerantes. Nesse post aprendemos sobre os Centros de Regeneração, que são pontos que recebem gás refrigerante usado para fazer a filtragem e encaminhar para a reutilização.
Como colocar o Gás de um Ar-Condicionado em outro
Os Centros de Regeneração surgiram como fruto do Plano de Eliminação dos CFCs, e são autorizados a tratar apenas os seguintes fluidos:
R-12, R-22, R-134A, R-410A e misturas leves de CFCs e HCFCs.
Portanto, se você possui ou está lidando com um aparelho que utilize um desses gases refrigerantes, então é possível fazer a reutilização – após (e apenas após) o tratamento do fluido. Para isso, é preciso que um profissional de climatização treinado faça a descarga do refrigerante do sistema do seu ar-condicionado.
Depois disso, ele precisa levar o fluido para um Centro de Regeneração, onde o gás será tratado, filtrado e limpo. Pois dentro do sistema do ar-condicionado, o gás entra em contato com sujeiras e umidade.
É preciso retirar todas essas impurezas antes de colocar o gás em outro sistema de ar-condicionado.
Tem que ser o mesmo Fluido
A próxima parte vai parecer um pouco óbvia para quem já trabalha no setor, mas é muito importante lembrar que não é possível colocar um tipo de fluido refrigerante no sistema de um ar-condicionado fabricado para trabalhar com outro.
Por exemplo, não se pode retirar um botijão de R-22 de um split, tratá-lo e aí colocá-lo no sistema de um ar-condicionado que trabalha com R-410A. As pressões, saturações e densidades desses gases são diferentes, pois eles são compostos de moléculas diferentes.
Repassando
Então, é possível reutilizar o fluido refrigerante. Porém, ele precisa estar limpo de impurezas e ter sido tratado por um Centro de Regeneração. Além disso, você só pode reutilizar um tipo de gás em um ar-condicionado que tenha sido fabricado para operar com aquele mesmo tipo de fluido.
Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!
Se dá pra reutilizar o gás de um equipamento em outro
Dá sim se o gás não tiver contaminado vc recole com uma recolhedora aí daria sim de aproveitar em outro equipamento com o mesmo tipo de gás
Olá, Odair, tudo bem?
Foi exatamente isso que escrevemos acima, só é preciso lembrar que o gás precisa passar por um centro de regeneração antes.
Sou técnico em refrigeração e ar condicionado a mais de 40 anos aqui em São Paulo, minha opinião é ,só compensa em recuperar este gás em CENTRAIS, porque é acima de 40 kilos de gás. Agora em Split de 9000 a 30.000 BTUs não compensa, pois dá muito trabalho para pouco gás.
Olá, tudo bem?
Agradecemos por compartilhar a sua opinião, ela é muito importante para enriquecer o debate.
Pessoal, muito obrigado por divulgarem esse artigo, é super importante! Nós da Recigases, somos um centro de regeneração e prestamos o serviço de análise de gás que funciona como um exame de sangue capaz de informar se o gás está ou não dentro das normas internacionais para uso do mesmo. Entre em contato conosco! http://www.recigases.com
Olá, Filipe, tudo bem?
Agradecemos por contribuir para o nosso debate com novas informações!
Realmente foi bom ler este artigo , sendo técnico já nesta área de refrigeração e climatização ,dei uma certa opinião Facebook que não fois desta realidade , mais falando da minha realidade que sou Angolano e vivo em Luanda é difícil encontrar empresas que façam reciclagem de gases . Mas como profíssional que sou primo sempre pelas regras que manda a profissão .
Não sabia desta técnica, pois muitos fabricantes não explica essa técnica!
Mas é compensável a reutilização.