Cuidado na escolha do profissional e do ar-condicionado certo são essenciais nesse momento
 instalação ar-condicionado aumenta consumo de energia

Saiba como a instalação errada do ar-condicionado aumenta no consumo de energia

Sabia que a instalação mal feita do ar-condicionado aumenta o consumo de energia da sua casa? Aqui falamos sobre contratar um técnico sem a qualificação necessária ou compra de um equipamento com potência inferior ao recomendado para o ambiente.

Esses são alguns dos casos que terá como consequência o crescimento dos seus gastos com a conta de luz. Sim, a instalação errada do ar-condicionado aumenta o consumo de energia de sua casa.

Por isso, reunimos diversas dicas para que não passe por essa situação desagradável.

Como a Instalação Errada Aumenta o Consumo de Energia?

Primeiro, saiba que o barato vai sair caro, como diz o ditado popular. Isso porque provavelmente terá dois gastos, uma vez que após o primeiro custo, terá um segundo para resolver o problema.

Para responder a questão, consultamos Daniel Fortes Cunha, proprietário da empresa MD Split, que trabalha no setor de instalação e manutenção do ar-condicionado.

Na próxima parte, separamos as duas situações em que terá aumento no consumo de energia elevado após a instalação.

Cuide na Escolha do Instalador

Na hora de contratar o técnico para instalar o seu ar-condicionado, desconfie daquele que cobra um valor muito abaixo, na comparação com o praticado pelo mercado. Nesses casos, o serviço pode ser feito sem seguir as recomendações das fabricantes.

Um exemplo de instalação feita fora de padrão é quando o comprimento da tubulação ultrapassa o limite estabelecido pela marca. Se isso ocorrer, o ar-condicionado vai consumir mais energia.

Leia mais:

Qual a Distância entre Evaporadora e Condensadora na Instalação do Ar-Condicionado Split?
Qual a quantidade de gás no ar-condicionado?

Ainda sobre a tubulação, se o técnico usar uma de diâmetro inferior, também vai provocar o aumento no consumo de energia do ar-condicionado. E se for uma máquina de modelo maior, como a Split Cassete ou Split Piso Teto, algumas necessitam de carga de gás.

Se o técnico não colocar a carga de gás refrigerante indicada pela fabricante, o aparelho vai trabalhar mais. Ou seja, mais uma vez, aumenta o consumo de energia e a causa será a instalação errada do ar-condicionado.

Por fim, reforçamos que o ideal é que o técnico siga as recomendações de instalação da fabricante. Desta forma, o ar-condicionado irá trabalhar de forma certa, sem aumentar o consumo de energia. 

Ar-Condicionado com Menos BTUs

Lembra que o barato sai caro? Então, se comprou um ar-condicionado com a potência inferior para o ambiente? Vai climatizar dois espaços com apenas um aparelhos com menos BTUs ao recomendado?

Nesses exemplos, provavelmente você irá colocar a máquina na temperatura mínima ou máxima. Assim, o compressor, motor do ar-condicionado, será mais exigido, o que levará ao maior consumo de energia.

Leia mais:

Mitos e Verdades sobre o Consumo de Energia do Ar-Condicionado
Dicas para comprar Ar-Condicionado que gasta Menos Luz

Como Fazer a Instalação Correta do Ar-Condicionado?

Quando contratar um instalador de ar-condicionado, priorize empresas com credibilidade e confiáveis. Como exemplo vamos citar a Agyx – empresa especializada em instalação e manutenção de ar-condicionado – que atende em todo o Brasil.

A Agyx possui um setor de análise de qualidade, com base na avaliação dos clientes, a partir dos serviços feitos pelos técnicos parceiros. Desta forma, consegue disponibilizar um serviço confiável para você.

O serviço de instalação da Agyx é comercializado para os modelos Split, Split Piso Teto, Split Cassete, Multi Split, de Janela, portátil, além de cortina de ar. Saiba mais sobre os produtos na loja online da plataforma de soluções neste link.

E para acertar a potência ideal para climatizar o seu ambiente, use a nossa Calculadora de BTUs. Na ferramenta, basta preencher as informações de largura, comprimento, exposição ao sol e número de pessoas e de eletrônicos no ambiente.

Com base nesses dados, a Calculadora de BTUs do WebArCondicionado vai recomendar a potência em BTUs certa e o melhor modelo conforme a sua necessidade. Pode entrar na ferramenta clicando aqui.

Bom, já sabe essas informações. Agora sabe como evitar uma instalação errada de ar-condicionado que aumenta o consumo de energia em sua casa.

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: