Redação do Portal WebArCondicionado
A fabricante têxtil portuguesa Faria da Costa, lançou em meados de 2015 na Techtextil daquele ano, na Alemanha, uma solução de aquecimento para os pés que a empresa vinha desenvolvendo no Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, em Famalicão.: uma meia aquecida.
Isso mesmo, meias com aquecimento próprio!
Quem pode ter as meias aquecidas?
As meias são fabricadas e exportadas para Alemanha e para os países nórdicos. Os primeiros 100 pares foram enviados para a Dinamarca e para a Suécia, e em Portugal elas são comercializadas apenas para fins medicinais. O diretor geral da empresa, Nuno Costa, explica:
“Há três anos, o nosso volume de vendas foi muito superior, mas tivemos uma quebra devido às condições climáticas, porque os invernos nos nossos principais mercados foram muito menos frios do que o habitual.”
De acordo com Costa, a ideia de criar as meias aquecidas surgiu ao conversar com um cliente estrangeiro que disse não conseguir assistir a um evento de rali na Suécia por causa do frio que sentia nos pés.
Como funciona o sistema
As meias possuem um sensor na zona da planta dos pés e duas baterias semelhantes às de um telefone celular que são colocadas na parte que cobre o tornozelo e são quase imperceptíveis. “As baterias têm uns quatro centímetros de altura, quase não se notam, não são minimamente incomodas”, garantiu Costa.
O sistema possui três níveis de temperatura, que podem ser acionados de acordo com a necessidade da pessoa, (assim como esta camisa que já noticiamos aqui no blog). E a medida que a temperatura dos pés diminui ou aumenta, a meia emite mais ou menos calor. Com elas é possível manter os pés aquecidos entre 8 e 16 horas sem ter que recarregar as baterias.
O preço médio de fábrica de uma meia na Faria da Costa, em reais é de R$5,22, mas com o sistema de aquecimento, ela passa para R$174,11.
Empresa estuda implantar também GPS nas meias
A Faria da Costa está estudando uma forma de implantar, além do sistema de aquecimento, um sistema de GPS nas meias, especialmente para Alpinistas. Pois apesar de poder usar GPS durante a prática do esporte, em casos de queda ou avalanche, o aparelho pode desprender-se do alpinista e cair facilmente, uma meia não. Ele explica:
“Uma meia dificilmente sai dos pés, mesmo em caso de queda. E, em caso de catástrofe maior, se o dispositivo estiver devidamente programado será mais fácil prestar socorro.”
Até a última atualização dessa postagem, as meias com aquecimento da Faria da Costa ainda não tinham chego ao mercado brasileiro.
E você, o que achou da ideia?
Gostaria d saber como eu faço p adquirir o produto
Olá, Lilia.
Não vendemos esse produto. Somos o maior Portal de Climatização e Refrigeração do Brasil, tendo um comparador de preços específico de ar-condicionado.
Sugerimos que entre em contato com a fabricante mencionada no texto.
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
A equipe do WebArCondicionado agradece o seu contato.