Atualizado em 11/05/2023
Reunimos as respostas sobre a utilização do aparelho na estação
mitos-verdades-uso-ar-condicionado-inverno

Desvendamos mitos e verdades do uso do ar-condicionado no inverno – Imagem: reprodução

Começou o inverno e o frio chegou em várias cidades brasileiras. E nesse contexto, a primeira decisão é buscar maneiras de esquentar a casa ou o ambiente de trabalho.

Isso porque um moletom, blusão ou casaco talvez não seja o suficiente. Quem tem um ar-condicionado quente e frio ou quer comprar um, pode ter muitas dúvidas.

Como rola muita coisa que não é verdade por aí, vamos desvendar alguns mitos e verdades sobre o uso de ar-condicionado no inverno.

Vamos lá.

“Não é Melhor Usar Aquecedor Elétrico?”

Não é. O aquecedor elétrico tem um preço mais baixo e menor consumo de energia dependendo do caso. Porém, não tem capacidade de aquecer um ambiente.

Com um ar-condicionado quente e frio, você pode programar a temperatura para esquentar os cômodos do ambiente.

Além disso, os aquecedores elétricos, assim como as lareiras ou o fogão de lenha, consomem oxigênio. Também não podem ficar confinados em um lugar muito fechado.

Isso porque pode causar dificuldade para respirar em quem está no ambiente, além da sensação de abafamento. Os condicionadores de ar não tem esse problema.

O ar-condicionado tem capacidade de aquecer o ar, o que preserva a umidade. No inverno, o aparelho ajuda a diminuir a proliferação de fungos e ácaros.

E, obviamente, usar o ar-condicionado não envolve os mesmos riscos de acidente que o aquecedor elétrico e a lareira. Não tem fogo envolvido e nem superaquecimento.

“Instalação e Manutenção são Mais Caras?” 

Não é verdade. A instalação de um ar-condicionado frio ou quente/frio é idêntica – são dois fios de diferença -. O acúmulo de funções é do ar-condicionado, não do técnico.

A manutenção preventiva e limpeza do aparelho é a mesmao. Inclusive, o ideal é fazê-la sempre antes de iniciar o uso mais frequente.

Aliás, se precisar de limpeza ou manutenção preventiva no seu ar-condicionado, entre em contato com a Agyx.

A empresa atende em todo o Brasil e tem profissionais capacitados e treinados prontos para atender a sua necessidade.

“Ar-Condicionado no Quente Gasta Mais Energia?” – H2

É um mito. O consumo do ar-condicionado será o mesmo tanto na função resfriar como na esquentar.

O consumo de energia tem relação com o quanto o ar-condicionado precisa trabalhar para climatizar o ambiente.

Por exemplo, em dias muito frios ou muito quentes, o aparelho irá trabalhar mais para trazer conforto térmico para o espaço.

Aproveite para conhecer 10 dicas para economizar energia do seu ar-condicionado.

“Ar-Condicionado no Quente faz mal” H2

A afirmação não passa de um mito. Pode usar sem qualquer preocupação, pois o ar quente emitido pelos aparelhos não faz mal algum à saúde.

São outros fatores do ambiente e do seu cuidado com o próprio ar-condicionado que vão indicar se existe problema.

Leia mais: Ar-Condicionado no Quente faz Mal?

O Ar-Condicionado Quente/Frio

Em algumas regiões do Sudeste ou Sul do Brasil, o verão e o inverno são muito rigorosos. Para que tenha noção, o verão coloca a temperatura na casa dos 40°C.

Já no inverno, a temperatura fica muito baixa, ficando menor ou um pouco superior aos 10°C. Por isso, o ar-condicionado quente e frio é a melhor escolha, pois tem função esfriar e esquentar os ambientes.

Ainda não tem um aparelho com os dois ciclos? Separamos três dicas de aparelhos para você conhecer.

Ar-Condicionado Split Inverter 9000 BTUs Springer Midea Xtreme Save Connect Quente e Frio

mitos-verdades-uso-ar-condicionado-inverno

O primeiro ar-condicionado quente e frio é o Springer Midea Xtreme Save Connect. Como tem a tecnologia inverter, o aparelho alcança um consumo até 60% menor na função normal.

Ainda possui conexão Wi-Fi para facilitar os comandos. Pode ligar e desligar a máquina à distância por aplicativo no celular ou comando de voz.

Mais um diferencial do modelo é a função Siga-Me. Quando ela está acionada, o ar-condicionado irá funcionar quando o controle remoto está no ambiente.

Ar-Condicionado Split Inverter 9000 BTUs Gree G-Top High Wall Quente e Frio

mitos-verdades-uso-ar-condicionado-inverno

O segundo modelo da lista é o Split Inverter Gree G-Top Quente e frio. É um ar-condicionado menor e mais leve, ocupando menos espaço na instalação.

Possui serpentina de tubos de cobre com camadas de proteção anticorrosiva. Essas características tornam a instalação mais segura, até pelos 8 furos para a fixação.

O condicionador de ar com sistema multifiltro, que elimina até 99% de vírus e bactérias. Isso traz qualidade para o ar do ambiente interno.

Ar-Condicionado Split Inverter 9000 BTUs Samsung WindFree Connect High Wall Quente e Frio

Ar Condicionado Split 12000 BTUs Samsung WindFree Connect Inverter

A última dica de ar-condicionado quente e frio é o Samsung WindFree Connect. É um aparelho com economia de energia de até 77%.

Ainda tem a exclusiva tecnologia WindFree. Ela remove o vento que sai do condicionador de ar e vai direto em você, provocando uma sensação de desconforto.

É mais uma opção com conexão Wi-Fi. Isso permite controle por aplicativo no celular ou por comando de voz.

Encontre todos esses modelos de ar-condicionado quente e frio no marketplace WebAr.

O WebAr tem aparelho das marcas Springer Midea, Gree, Samsung, Daikin, Fujitsu, além de muitas outras.

Visite o nosso marketplace para comprar o melhor ar-condicionado quente e frio.

ar-condicionado-marketplace-webar

Compartilhar: