Descubra a maneira que a estação atinge as regiões do Brasil
Esta estação vem logo após o verão. Por isso, é conhecida por trazer a temperatura de transição entre o período mais quente do ano e o inverno. No Brasil, inserido no Hemisfério Sul, o outono começa entre os dias 20 e 21 de março e termina entre 20 e 21 de junho.
Neste ano, a estação conhecida pela queda das folhagens, que ficam em tons laranjas e amarelos, vai iniciar no domingo, 20 de março, às 12h33. O término do período será em 21 de junho, às 6h14.
Em nosso país, o outono tem diferentes características conforme a região. A maior parte do Brasil fica na zona tropical do planeta. Somente no Sudeste e no Sul, o outono provoca mudanças mais significativas.
Mesmo assim, a estação atinge a temperatura, a umidade do ar, a incidência de ventos e o volume de chuvas. E em 2022, como será o outono no Brasil? Para responder a questão, vamos usar como base o prognóstico do portal especializado Climatempo. Confira a seguir!
Como Será o Outono em 2022
No outono, a chuva irá diminuir no Sudeste e no Centro-Oeste do país. A região Sul vai registrar forte redução na temperatura. No litoral do Nordeste e no extremo Norte, ocorrerá grande precipitação.
Ainda no Norte, uma massa de ar frio polar vinda do sul vai atingir os estados do Acre, de Rondônia e do sul do Amazonas. No começo do Outono, uma massa de ar fria também vai alcançar o norte de Minas, passando pelo Espírito Santo e pelo sul da Bahia.
Por esse motivo, uma forte concentração de umidade, provocada pela circulação de ventos, vai afetar a parte central e o norte do Sudeste, no norte do Centro-Oeste, no Tocantins e na Bahia. Isso vai levar nebulosidade e chuvas para essas localidades no começo da estação.
Na parte centro-sul do Brasil, o outono terá tempo seco e frio no início do outono. Somente após o ar frio de origem polar a temperatura vai diminuir de maneira visível, na comparação com os últimos meses.
Ainda nas primeiras semanas de outono, áreas litorâneas de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo vão ser registrados altos índices de precipitação. O Atlântico Sul está mais quente do que o normal na parte leste do Nordeste, neste outono.
Isso irá provocar fortes chuvas no litoral, na zona da mata e no agreste, nos estados Rio Grande do Norte e Sergipe. As capitais Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju devem sofrer com grande volume de precipitação.
Outono ao Longo de Maio
Na segunda quinzena deste mês, está prevista a primeira onda de frio mais forte. Mesmo assim, pode fazer temperaturas mais amenas e baixas em março e abril. Porém, nem se aproximam da previsão para o frio ao longo de maio.
E nas duas últimas semanas do quinto mês do ano, o frio será significativo em São Paulo, em parte do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Mato Grosso do Sul. Por esse motivo, a temperatura irá baixar e ficar inferior aos 10°C.
Leia também:
TOP 5: aparelhos de ar condicionado para o outono
Outono: Ar-Condicionado ajuda quem tem alergias respiratórias
Em maio, no Sul do país, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo, as frentes frias irão trazer fortes chuvas. Temporais podem atingir o Sul de Minas, a zona da mata mineira e o Rio de Janeiro.
Último Mês da Estação de Transição
Diferentemente do que acontece no período, em junho, os ventos vão deixar o ar mais úmido em áreas como São Paulo, centro-norte do Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Rio de Janeiro, sul de Minas e de Goiás.
Nessas áreas, isso irá provocar fortes chuvas na comparação com o normal daquela época durante o outono. Por esse motivo, índice de chuva alcançando de 30 ou 40 milímetros será registrado em períodos de uma semana, em junho.
Somente para repassar: neste ano, a estação será de períodos menores de chuva e de frio sem extremos no centro-sul. A chuva será mais forte no Norte e no Nordeste.
Bem, agora sabe como será o outono ao longo de março, abril, maio e junho.
Redação WebArCondicionado – Com informações de Climatempo
Deixe seu Comentário