Evento aconteceu no Rio de Janeiro
posse do conselho nacional de climatização e refrigeração

Christiane Lacerda na posse do Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração./Imagem: Sindratar RJ

A posse da nova diretoria do Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração (CNCR) contou com a participação do presidente da ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Luiz Alberto Hansen.

Guilherme Mello, até então presidente do Sindratar fluminense, assumiu a presidência do CNCR para o período 2021/2022. Em seu pronunciamento, Mello destacou a importância da qualidade do ar no interior dos ambientes, com o surgimento da Covid-19.

“Com a crise do meio ambiente, sempre se fala do ar exterior. No meio dessa crise gerada pela pandemia, passamos a falar da qualidade do ar interior, e esse é o negócio das nossas empresas. A sociedade como um todo está valorizando nossa atividade”, ressaltou.

A solenidade foi realizada na Casa Firjan, organização privada e sem fins lucrativos, com mais de 7,5 mil empresas associadas. A noite também contou com a solenidade de posse do SINDRATAR-RJ que terá Christiane Lacerda como presidente.

Em seu discurso a presidente destacou que as mulheres, que atuam no HVAC-R, vêm conquistando espaço cada vez maior em um setor historicamente masculino e que as barreiras enfrentadas pelas mulheres ainda existem e precisam ser superadas.

“Para que o setor possa crescer, cada vez mais forte e produtivo, a chave é a colaboração e ajuda mútua” – destacou.

Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração

O Conselho Nacional de Climatização e Refrigeração (CNCR) atua de forma coordenada entre as 15 entidades que o compõem, visando a defesa e a melhoria do ambiente de negócios do setor, baseados em três pilares: Aspectos Legais (tributário, trabalhista e do exercício profissional); Capacitação e Treinamento; e Relações Institucionais.

Entre os principais objetivos do CNCR estão:

  • União das várias entidades representativas deste segmento na direção de estabelecer estratégias e táticas operacionais para o desenvolvimento técnico e econômico; o desenvolvimento de relações institucionais com os vários níveis de governo;
  • Trabalho em conjunto com setores clientes; e a parceria com entidades congêneres para estabelecer programas regulatórios.

Para isso, o CNCR se reúne quinzenalmente e agora, no momento da pandemia, essas atividades acontecem de maneira virtual.

Fazem parte do Conselho as seguintes entidades: ABRAVA, ANPRAC, ASBRAV, ASHRAE BRASIL CHAPTER, ASHRAE SOUTH BRASIL CHAPTER, REDE SINDIAR, SBCC, SIMMMEF, SINDRATAR-BA, SINDRATAR-PE, SINDRATAR-RJ, SINDRATAR-RO, SINDRATAR-RS, SINDRATAR-SP e SMACNA BRASIL CHAPTER.

Com informações da ASBRAV

Compartilhar: