*Atualizado em 05/07/2019

Você já possui um perfil ou página nas redes sociais referente ao seu trabalho? Caso você não tenha pensado nessa ideia ainda, mãos à obra, pois essa é uma estratégia que só vem a somar a sua atuação com o ar-condicionado.

Você já deve ter percebido que plataformas como o Facebook, por exemplo, tem ido além da função de aproximar o contato entre as pessoas, sendo uma grande oportunidade para que empresas e até mesmo profissionais autônomos divulguem seus produtos e serviços. “Para mim é um ótimo retorno de clientes, sem dúvida a melhor propaganda que fiz até hoje!”, diz Diego Spolaor, profissional do setor.

Evandro Malcher, que também atua como técnico, confirma a necessidade das redes para quem trabalha com ar-condicionado. “Vale a pena pois mostra nosso dia a dia e a qualidade de nosso serviço”.

Pensando nisso, resolvemos dar dicas sobre como você pode aproveitar o máximo das redes sociais para dar maior visibilidade ao seu trabalho, sendo essa mais uma postagem da nossa série sobre Carreira e Negócios.

Preparado para ganhar novos clientes através das redes? Então primeiro vamos começar entendendo quais delas podem ser as mais eficientes dentro do mercado de climatização:

Redes sociais para profissionais técnicos de ar-condicionado

Antes de sair criando páginas em todas as redes sociais, é importante considerar que algumas delas são mais indicadas ao seu trabalho. Quando falamos aqui da necessidade de você estar presente nessas redes profissionalmente, não queremos dizer que é preciso fazer publicações em todos os tipos de redes sociais, até porque seria tempo desperdiçado investir em lugares em que o seu público não esteja ativo.

Por isso, o ponto de partida para definir quais as plataformas que você deve apostar é pensar em onde os seus possíveis clientes estarão, além de levar em conta também que você está vendendo um serviço. Para facilitar esse trabalho, separamos as 3 redes sociais mais tradicionais para divulgar o seu nome ou o nome da sua empresa de ar-condicionado:

Facebook

A rede criada por Mark Zuckerberg não é apenas a rede social mais famosa, mas é também o segundo site mais popular no Brasil, ficando atrás em número de visitas apenas do Google. Portanto, pode valer muito a pena investir nela, pois muitos dos seus futuros clientes navegam lá.

Hikaru Eacon, profissional de climatização que atua no Japão, conta sobre o alto retorno através de redes como o Facebook. “Aqui meus clientes vem 90% das redes sociais”, justifica.

A grande vantagem do Facebook é que ele é muito versátil, então você pode postar conteúdo falando dos seus serviços através de imagens, vídeos, textos e até gifs. Vale usar a criatividade!

Além disso, você tem a chance ainda de investir em publicidade, patrocinando suas postagens no Facebook para que mais pessoas visualizem e assim você aumente sua renda. Hoje milhões de anunciantes de diferentes segmentos estão ativos na plataforma divulgando seus produtos e serviços, mostrando como esse recurso pode dar certo.

Por último, deixamos uma dica especial: ao entrar no Facebook como profissional, faça uma página que se diferencie do perfil dos usuários, assim, quando alguém “curtir” a página, suas publicações aparecerão para seus seguidores.

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Instagram

O Instagram é a segunda mídia social mais utilizada por empresas e empreendedores para conquistar seus públicos. Conhecida como “a rede social das imagens”, ele é um dos aplicativos que mais cresceram nos últimos anos e atualmente conta com mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo, segundo um relatório do Facebook, que é dono do app.

A possibilidade de ganhar clientes através das fotos pode ser utilizada ao seu favor, mas como? Pesquisamos alguns perfis no Instagram de empresas que realizam serviços de instalação e manutenção de ar-condicionado e percebemos que elas postam imagens não apenas dos profissionais em serviço, mas também fotos com conteúdo que despertem a atenção dos seguidores.

E essa ideia não se limita ao Instagram, mas também pode ser praticada nas outras redes que você divulgar seu trabalho. Curiosidades, notícias e informações relacionadas ao seu serviço alimentam as pessoas interessadas, e podem ser iscas para que elas venham a conhecer melhor seu perfil e você vire uma referência quando precisarem dos seus serviços.

Além das imagens, o Instagram permite também publicar vídeos curtos, incluindo os “stories”, que é outra forma de compartilhar momentos e que está sendo muito utilizado por empresas para divulgação. Quer mais uma vantagem? Assim como o Facebook, as postagens também podem ser patrocinadas para alcançar mais pessoas.

Mais uma dica super válida: Ao entrar no Instagram para mostrar os seus serviços, utilize imagens de qualidade para conseguir mais clientes através da rede. Ou seja, aquelas imagens desfocadas e que não têm um ângulo favorável podem ser descartadas. Da mesma forma, se for postar alguma montagem, capriche para que os seguidores entendam a ideia que você quer passar.

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YouTube

Não poderíamos deixar de falar sobre a segunda maior forma de busca da internet. Com os vídeos conquistando cada vez mais a atenção de quem navega, o YouTube pode ser um excelente canal para que o profissional de climatização mostre o que sabe fazer.

A rede tem cerca de 1,8 bilhão de usuários ativos, o que potencializa a chance de que as mesmas pessoas que assistem vídeos lá sejam seus clientes também.

Hoje é possível ver muitos técnicos de ar-condicionado fazendo vídeos sobre sua vida profissional e chamando a atenção de quem necessita de instalação ou reparos nos seus aparelhos, além de ajudar também outros colegas que fazem o mesmo serviço em casos de dúvidas. Estar presente no YouTube dá muita visibilidade e favorece sua imagem como profissional.

Dica esperta: é preciso ter estrutura e planejamento para se dedicar ao seu próprio canal no YouTube, o que inclui espaço, recursos e principalmente tempo. Assim como no Instagram, é preciso qualidade nas imagens reproduzidas para demonstrar um serviço caprichado. Portanto, faça um roteiro com suas principais ideias de vídeo antes de começar.

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Vamos agora a conselhos rápidos que você precisa colocar em prática nas redes sociais:

4 dicas para divulgar os serviços de ar-condicionado nas redes sociais

Mantenha as redes atualizadas

Não adianta criar uma página ou perfil e deixar ela parada. Crie um cronograma de postagens para que seus seguidores vejam o que você publica.

Aposte em conteúdos relevantes

Ao divulgar seu serviço, poste sempre conteúdos que sejam relacionados ao seu trabalho. Isso deixa sua página mais atraente através de novidades, dicas e informações sobre ar-condicionado.

Considere o design

A parte visual é muito importante para aproximar o público. Se precisar, ao publicar imagens e vídeos busque a ajuda de pessoas que saibam editá-los para que sua divulgação fique mais rica.

Cuide a interação e engajamento

Ao visualizarem seus serviços nas redes, muitos interessados entrarão em contato com você por ali mesmo, através de mensagens privadas ou comentários. Por isso, é importante que você cuide suas mensagens e atualizações na sua página seguidamente, respondendo sempre o cliente o mais rápido possível e de forma educada.

Assim como em qualquer outro setor, você como profissional de climatização deve sempre lembrar que relacionamento é tudo. Por isso aproveite os recursos que as redes sociais oferecem para divulgar o que você faz de melhor.

Quer uma página para se inspirar? Modéstia à parte, nossa fanpage do Portal WebArCondicionado no Facebook hoje conta com aproximadamente 8 mil seguidores. Dê uma espiadinha lá e curta caso ainda não tenha curtido.

Se lembrar de mais alguma dica para os profissionais técnicos de ar-condicionado que estão nas redes sociais, comente aqui com a gente. Você também pode divulgar sua página nos comentários.

 

Redação do Portal WebArCondicionado
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