Período do ano é marcado por muitas chuvas em diversas regiões do Brasil
A estação antecede o verão e tem a etimologia intimamente ligada à época mais quente do ano. Primavera vem do latim, primo vere, cujo significado é primeiro verão. No Brasil, o período geralmente inicia entre os dias 22 e 23 de setembro e vai até 21 ou 22 de dezembro.
Na primavera, as plantas florescem e trazem um colorido especial para as cidades. Porém, o fenômeno acontece somente em algumas regiões. Como as estações são indefinidas e o país tem diversas espécies de vegetações, algumas como o Ipê, florescem no inverno.
Característica principal da primavera no Brasil são as chuvas, explicação para o florescimento das flores, por exemplo. A precipitação é comum nos fins de tarde e na noite e cresce conforme se aproxima o início do verão.
Somente no Nordeste acontece o oposto, pois o tempo é seco e faz muito calor. Em algumas partes do Norte do Brasil, mais especificamente em Roraima, Amapá, Pará e Amazonas, a chuva é menos intensa.
Nessa época do ano, as temperaturas ficam mais amenas em comparação ao inverno. Isso acontece somente nas regiões em que faz frio ao longo do inverno, como o Sul e o Sudeste do Brasil.
Esses são aspectos mais gerais, pois diferentes fatores, como La Niña ou El Niño, vão interferir nessa estação. Por isso, vamos mostrar quando começa e como será a primavera em 2021.
Quando Começa a Primavera em 2021
Em 22 de setembro, às 16h21, começa o equinócio da primavera no Hemisfério Sul, em 2021. A estação vai se estender até às 12h59 do dia 21 de dezembro. Agora que sabe quando começa, veja como vai ser a primavera neste ano.
Como Será a Primavera em 2021
Conforme o Climatempo, a estação será influenciada pelo La Ninã, que vai levar maior quantidade de chuva para o Norte do Brasil. A alta precipitação no último período úmido resultou em novo recorde do nível do rio Negro, em Manaus.
Predominante no último verão, entre 2020 e 2021, o La Ninã vem na forma Modoki. Nessa condição, o fenômeno traz mais chuva na primavera comparada ao verão.
Em relação às temperaturas, pode acontecer uma onda de calor, semelhante àquela observada nessa estação, em 2020. As médias mensais ficarão dentro e acima do normal em praticamente todo o território brasileiro, conforme o portal especializado em clima.
Com o aumento da chuva, o Sudeste e o Centro-Oeste estarão menos quente, em novembro. Em setembro, as precipitações são mais frequentes e volumosas no Rio Grande do Sul, no Mato Grosso do Sul, em Rondônia, no Acre e no Amazonas.
Em contrapartida, desde o início de setembro, o Sudeste e o Centro-Oeste registram pancadas de chuvas irregulares. O Climatempo descreve que a primavera tem tendência de chuva acima da média para regiões nas quais ficam os reservatórios para geração de energia.
Porém, a quantidade de precipitação será insuficiente para abastecer os corpos de água e normalizar a situação do Brasil. Com informações do Climatempo, descubra as características da Primavera em cada região.
Primavera na Região Sul
Em setembro, a chuva é acima da média, sendo menor no centro-leste do Paraná e oeste do Rio Grande do Sul. Nesse mês, a temperatura fica dentro do registrado historicamente em Santa Catarina e no Paraná. Somente no estado gaúcho é abaixo da média.
No mês seguinte, a chuva será acima da média no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná ficará na média histórica. A temperatura ficará dentro e acima da média em toda a região.
Já em novembro, o volume de chuva será menor. A temperatura será a mesma da média histórica em todo o Sul do Brasil.
Primavera na Região Sudeste
Nessa região, a chuva será na média e acima, em setembro. Somente a temperatura será maior do que a média histórica. No mês de outubro, novamente a chuva ficará dentro e acima da média.
Ainda em outubro, a tendência é de menos chuva no Espírito Santo e nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha. Sobre a temperatura, o índice será acima da média.
No mês 11, a chuva será maior em relação à média no norte de São Paulo; no centro-oeste e no sul de Minas Gerais; e no centro-norte do Rio de Janeiro. Nas demais áreas do Sudeste, terá menos chuva. A temperatura irá ficar dentro e abaixo da média.
Primavera no Centro-Oeste
Em setembro, a chuva ficará dentro e acima da média em Mato Grosso do Sul, em áreas do sul de Goiás e no centro-oeste/noroeste de Mato Grosso. Nas demais partes do Centro-Oeste terá menos chuva do que o índice normal. A temperatura será acima da média.
A precipitação será acima da média no fim do mês de outubro. Novamente a temperatura ficará acima da média.
No mês de novembro, a chuva será maior em boa parte do Centro-Oeste. Somente no sul de Mato Grosso do Sul e no norte de Goiás deve chover menos. Por sua vez, a temperatura será dentro e abaixo da média na região.
Primavera no Nordeste
No primeiro mês, setembro, a chuva será dentro da média. Embora fique na média histórica, a temperatura ficará acima também.
Em outubro, a chuva será maior do que o normal em áreas do Maranhão, do Piauí e do Ceará; centro, oeste e norte da Bahia; e no sertão de Pernambuco. A temperatura ficará acima da média em toda a região.
Já em novembro, a chuva será acima da média no Maranhão, dentro e acima da média no norte do Piauí, no Ceará e na faixa leste do Nordeste. No restante da região, será abaixo da média. A temperatura será dentro da média.
Primavera no Norte
No Norte, a chuva ficará acima da média em Roraima, no noroeste do Pará, Amazonas, Acre e Rondônia, em setembro. No resto do estado, a precipitação ficará na média. A temperatura vai ser dentro e acima da média histórica.
Em outubro, a chuva será acima da média. Diferentemente, em Rondônia e no nordeste do Amazonas ficará abaixo da média. Novamente, a temperatura estará dentro e acima da média em toda a região.
No 11° mês do ano, o volume de chuva ficará acima da média. Por fim, a temperatura será dentro da média na maior parte do Nordeste.
Redação WebArCondicionado – Com informações do Climatempo e do Mundo Educação UOL
Deixe seu Comentário