Iniciativa busca engajar e desenvolver oportunidades de carreiras para elas
O grupo tem como objetivo promover a participação das mulheres, as oportunidades de carreira e aumentar a participação no setor – formado por refrigeração, ar condicionado e bombas de calor.
A Rede Internacional de Mulheres em Refrigeração (International Woman in Cooling: INWIC) é liderada pelo pelo secretariado do Dia Mundial da Refrigeração (WRD) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) OzonAction.
Tem apoio de parceiros fundadores de diversos regiões do mundo, conforme mostra a lista abaixo:
- Instituto Australiano de Refrigeração;
- Grupo de Empreiteiros Europeus (AREA);
- ASHRAE (Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado);
- Instituto de Refrigeração do Reino Unido;
- Associação Chinesa de Refrigeração (CAR);
- Federação Latino-Americana (FAIAR);
- Instituto Internacional de Refrigeração;
- Associação Japonesa (JSRAE);
- U-3ARC da África;
- Instituto indiano (ISHRAE);
- Women in HVAC&R (América do Norte).
Promover Oportunidades para as Mulheres no Setor
A nova Rede Internacional de Mulheres na Refrigeração busca engajar as mulheres, desenvolver oportunidades de carreiras e aumentar a participação no setor em que estão significativamente sub-representadas.
O grupo também vai oferecer a possibilidade de mulheres terem acesso a experiências e oportunidades de desenvolvimento de carreira no campo de trabalho, principalmente em países com menos chances no segmento.
Existem mais de 300 associações, organizações e instituições – nacionais, regionais e internacionais -, no setor AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração). Porém, pesquisas indicam que menos de 20 têm seções para mulheres.
Embora as mulheres sejam metade da população mundial, estão sub-representadas no setor. A criação da Rede procura reverter a tendência, mesmo que existam iniciativas nos locais com a atenção necessária ao assunto.
São indispensáveis mais cooperação global e compartilhamento de informações. Assim podem vincular os esforços individuais e torná-los ainda mais significativos e impactantes, especialmente nos países em desenvolvimento.
Rede Internacional de Mulheres na Refrigeração terá Novos Projetos
Esta iniciativa contribui para o alcance de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Igualdade de gênero para as mulheres, incluindo a igualdade de oportunidades.
Melhorar os meios de subsistência através da criação de empregos, tornar as cidades e a vida das pessoas mais sustentáveis, adaptação e mitigação do clima são algumas das propostas da ODS.
Com relação ao último ponto, a Rede é uma plataforma para promover a gestão ambiental como parte da profissão de refrigeração. Isso inclui, entre outros tópicos, gerenciar de forma segura os refrigerantes como HFCs, HCFCs, hidrocarbonetos e novas alternativas.
Leia também:
HVAC Empoderado: Quem são as Mulheres do Setor de Climatização?
De acordo com James Curlin, diretor da UNEP OzonAction, o setor de refrigeração é fundamental para atingir as metas ambientais, incluindo o sucesso contínuo do Protocolo de Montreal, para enfrentar as mudanças climáticas.
“Para cumprir as obrigações de conformidade, os países precisam de um setor de refrigeração, forte, vibrante e inclusivo”, destaca Curlin.
Ele argumenta que as mulheres representam uma enorme e inexplorada fonte de inovação e habilidades para o setor: “Elas devem estar ativamente envolvidas para resolver os grandes desafios ambientes de nosso tempo. A rede procura fazer exatamente isso”, afirma.
Nos próximos meses, os parceiros fundadores da rede vão apresentar programas de apoio para mulheres e meninas se envolver mais para encontrar oportunidades para avançar na carreira, por meio de atividades educacionais de refrigeração.
Redação WebArCondicionado
Deixe seu Comentário