Redação do Portal WebArCondicionado
Quando o assunto é conta de luz, muitas pessoas se preocupam com o uso do ar-condicionado. O aparelho é visto como um dos vilões dos boletos, pois contribui demais com o consumo de energia O que as pessoas não sabem, é que esse conforto não precisa custar tão caro, basta dimensionar corretamente o equipamento. Um aparelho de climatização não pode (nunca) estar subdimensionado ou superdimensionado. Vamos entender o que é isso?
O ar-condicionado realmente pode consumir muita energia se for utilizado de forma equivocada, valores já salgados podem ficar ainda mais altos se ele trabalhar demais. Porém, “trabalhar demais” não quer dizer “ficar muito tempo ligado”. Um ar-condicionado feito para um ambiente pequeno, vai trabalhar mais se for colocado em um ambiente muito grande, isso seria, por exemplo, um subdimensionamento. mas vamos explicar isso melhor mais abaixo.
Acontece que as dúvidas do consumidor normalmente se resumem à potência e ao consumo do aparelho. Consultar essas informações antes de adquirir o produto é essencial, mas muitos não o fazem e acabam errando na escolha.
O que é Dimensionamento de ar-condicionado?
O funcionamento adequado de um aparelho de ar-condicionado está, entre outros fatores, relacionado ao dimensionamento correto da potência. Isso é: a quantidade de BTUs que o ambiente precisa.
E como definir quantos BTUs um ambiente precisa? Tem que se levar em conta o tamanho, a quantidade de pessoas que costumam transitar ali, o número de aparelhos eletrônicos, a quantidade de janelas e se elas ficam viradas para o sol ou não e ainda se existem muitas portas e se elas costumam ser abertas com frequência – como ocorre nos escritórios.
Ou seja, tudo que possa influenciar na temperatura. Levando tudo isso em conta, você chega a um número de BTUs mínimo para o ambiente, e a partir daí pode escolher um ar-condicionado!
Menos potência não quer dizer menos consumo
Algumas pessoas ainda compram um equipamento de menor potência que o indicado pensando que, assim, estarão economizando dinheiro e energia. Sim, um aparelho de menor potência consome menos energia do que um de maior potência, mas isso apenas se eles estiverem dimensionados corretamente, pois é muito é relativo.
Vamos dar um exemplo: ao analisar os selos de eficiência energética de dois aparelhos de uma determinada marca e com a mesma classificação energética, com as potências de 9000 BTU e 12000 BTU, podemos observar que os dois consomem, 16,9KwH/mês e 22,3KwH/mês, respectivamente. Sendo assim, podemos concluir que o aparelho de 9000 BTU consome menos energia por mês do que o de 12000 BTU, certo?
Porém, esse resultado só é possível se o equipamento operar sob as condições adequadas, aquelas indicadas pelo fabricante e também pelo Inmetro. Se o de 9000 BTU operar em um ambiente muito grande, ele vai forçar tanto o motor que se consumo pode ficar várias vezes mais alto. E se o de 12000 BTU for instalado em um ambiente minúsculo, você vai ter um motor que gasta bem mais energia elétrica do que seria necessário para aquele espaço.
Conseguiu entender melhor? Ao invés de olhar só para o lado negativo, vamos pensar também em alguns benefícios do dimensionamento correto.
- Encontre as melhores ofertas de ar-condicionado utilizando nosso comparador de preços.
Quais os benefícios do correto Dimensionamento?
Quando a escolha da potência do ar-condicionado é correta, ou seja, quando ele corresponde às condições indicadas pelo fabricante e pelo Inmetro, o funcionamento será mais eficiente e o alcance da temperatura desejada acontecerá mais rápido, gerando economia de energia. Além disso, haverá um baixo índice de desgaste, evitando a necessidade de manutenções que comprometerão a vida útil do aparelho.
O ar-condicionado trabalha melhor e mais rápido, gasta bem menos e dura bem mais.
Subdimensionamento
O subdimensionamento significa que a capacidade de climatização do ar-condicionado está abaixo da demandada. Isso é, o número de BTUs é menor daquele que o ambiente necessita. Quando isso ocorre, o equipamento irá trabalhar sempre em sua capacidade máxima.
Esse esforço, claro, quer dizer que ela vai consumir bem mais energia.
Problemas causados pelo Subdimensionamento
O BTU/h é a unidade de medida relacionada ao tempo que o aparelho precisa para alterar a temperatura de um ambiente. Ao ligar um aparelho subdimensionado, ele irá demorar mais tempo para atingir a temperatura solicitada, independente da função programada. Esse tempo extra faz com que o compressor opere armado (ligado) também por mais tempo, e quanto mais o compressor trabalha, maior será o consumo de energia.
Além disso, pelo esforço maior que o equipamento fará para alterar a temperatura do ambiente, seus componentes internos se desgastam mais rapidamente, exigindo seguidas manutenções.
E tem mais! Dependendo do tamanho do ambiente, esse aparelho subdimensionando, mesmo sendo forçado ao máximo, não conseguirá atingir a temperatura desejada pelo usuário.
Superdimensionamento
O superdimensionamento, portanto, significa o contrário. É quando o equipamento escolhido possui uma capacidade maior do que a demandada. Nesse caso, a quantidade de BTUs é maior do que o ambiente realmente precisa.
Daí você tem um motor que consome muita energia, trabalhando para climatizar um ambiente que poderia ser atendido por um que consome menos.
Quais os problemas causados pelo Superdimensionamento
Como explicamos anteriormente, um aparelho de maior potência consome mais energia do que um aparelho de menor potência, quando usados de forma adequada e quando instalados dentro das condições indicadas pelo fabricante e pelo Inmetro. Portanto, ao adquirir um ar-condicionado mais potente do que o seu ambiente necessita, o seu ambiente pode até ficar climatizado mais rápido, mas você estará desperdiçando o seu dinheiro, desde a compra até o pagamento da conta de luz.
- Leia também: Climatização de dois ambientes com um aparelho split
Boa noite, no manual do proprietário pede para ser instalado um ar condicionado de 9000Btus, comprei e instalei um de 12000Btus, estava
na promoção.
Meu problema é que está condensando o teto do apartamento de baixo, o engenheiro do condomínio verificou e acha que é devido a potência do ar condicionado, que é de 12000 e não o de 9000 como pede o manual do proprietário.
No meu entendimento, a potência só interferi no tempo de refrigeração e no consumo elétrico, o ar condicionado é inverter.
Minha pergunta é, se alguém já viu isso acontecer?
Oi Jean, tudo bem?
Pode postar sua dúvida no Fórum do Ar-Condicionado neste link.
No espaço, diversos profissionais trocam dicas e se ajudam diariamente.
muito boa a orientação sobre ar condicionado,gostei quero participar.
Prezados uma duvida,
Entendo que o superdimensionamento vai consumir mais, pois o aparelho é maior exemplo 9000 x 12000 btus, porem por o aparelho ser inverter, isso não acaba sendo anulado pelo fato que ele nunca vai trabalhar em carga máxima, pois eu jamais vou precisar deixar o aparelho em 18 já que está superdimensionado e logo quando ele chegar na temperatura que eu escolhi que será entre 21 a 25, ele vai abaixar o consumo, já que estará trabalhando sempre em baixa rotação não?
Obrigado.
Olá, Felipe, tudo bem?
A sua pergunta foi muito boa, tanto que levamos ela para as nossas redes sociais para que os técnicos e profissionais da área pudessem tentar respondê-la. Você pode ler todas as respostas nos comentários da postagem: https://www.facebook.com/portalwebarcondicionado/photos/a.328718813888091/2052646951495260/?type=3&theater
Agradecemos o seu contato e esperamos que com o nosso esforço e a expertise dos nossos seguidores, a sua dúvida seja, enfim, sanada.
Olá amigo.
Tentei tirar uma dúvida que tenho olhando os posts anteriores desse site, mas não cheguei a uma conclusão válida.
Meu quarto tem 12m2, 2 pessoas, 1 janela, pouco sol apenas a tarde e sem eletros. Pela calculadora o indicado seria 7800 BTUs, me levando a querer comprar um de 9000 BTUs. Porém apareceu um semi novo inverter da Philco de 12000 BTUs bem em conta.
Vou ter problemas com um superdimensionamento? Minha conta de luz ficaria mais barata com o 9000 ou com o 12000.
Muito obrigado.
Olá, David.
Como esse aparelho de 12.000 BTU está acima do que seu ambiente precisa, o aparelho irá consumir mais energia pois é mais potente. Em contrapartida ele irá gelar o espaço mais rápido, mas terá seu preço mais acima. Portanto, o uso do aparelho irá influenciar bastante, quanto mais usar, mais irá sentir no bolso. Indico que você conheça os mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionado.
Qualquer outra dúvida estamos à disposição.
Valeu obrigado.
tenho um ambiente de 18 m2 e um ar de 12000 btu´s, sendo que o local é uma sorveteria com dois freezeres e tem porta de vidro, infelizmente bate sol a tarde toda, vale a pena instalar esse ac de 12000??
Olá, Martins.
Você pode saber o dimensionamento correto através da nossa CALCULADORA DE BTU. Basta preencher as informações para descobrir a potência ideal para o seu ambiente 😀
Se meu ambiente precisa somente de 4000 btus, terei que instalar um aparelho de 7000 btus ou existe outra alternativa?
Olá, Paulo.
O aparelho de 7000 BTU é o indicado, pois acaba suprindo sua necessidade. Existem alguns aparelhos de 5.500 BTU, que também servem, mas não são tão comuns no mercado. Seria uma outra alternativa também 😉
Comprei um equipamento de 12.000 btu para um ambiente que teoricamente deveria ser de 7.000, devo trocar ou a eficiência energética do equipamento que teria compensa? Já que ele orar irá funcionar menos tempo para resfriar o ambiente.
Olá Elvis,
um aparelho de 12000 BTU consome mais energia do que um de 7000 BTU, mas não muito, então sim, a eficiência energética pode compensar.
Obrigado pelo contato.
Nos cálculos deste artigo foram considerados os aparelhos de 9000 e 12000 BTUs.
É verdade que o aparelho de 12000 consome mais que o de 9000, mas também esfria uma sala maior. Perceba que, no cálculo do Inmetro, é considerado uma hora de funcionamento (armado) por dia, independente da instalação e localização do equipamento.
Por outro lado, perceba que, também na etiqueta do Inmetro, existe um outro dado chamado “Eficiência Energética”. Neste caso, é evidente que o equipamento de 12000 BTUs é mais eficiente (consome menos energia por trabalho executado) que o de 9000 (3,31 vs. 3,26).
Conclusão: entre estes dois modelos citados como exemplo no artigo, o equipamento de 1200 BTUs consome MENOS energia que o de 9000 BTUs para esfriar a mesma quantidade de ar a uma mesma temperatura, isto é, possui maior eficiência energética.
Comprei nesta Black Friday um split Midea Inverter Quente/Frio de 9.000 BTUs para instalar numa suíte pequena do meu apartamento, mas que possui duas áreas adicionais que se comunicam através de portas: o closet e o banheiro da suíte.
As medidas são:
Área principal da suíte (com a cama e uma TV): 6,3 m²
Área do closet que se comunica com esse quarto: 1,2 m²
Área do banheiro que se comunica com esse closet: 2,6 m²
Os três ambientes comunicantes da suíte somam 10,1 m². Além disso, ela recebe o sol da tarde, possui um eletroeletrônico (uma TV) e é ocupada por duas pessoas.
A calculadora do site recomenda 7.200 BTUs para essas condições de ambiente, e o site da WebAr informa que um aparelho de 9.000 BTUs pode atender a faixa de 8.500 a 10.500 BTUs.
Portanto, até onde entendi, o split que comprei está um pouco superdimensionado.
Preciso me preocupar com esse superdimensionamento (dos 7.200 recomendados pela calculadora para os 8.500 mínimos do split de 9.000), ou a diferença não é tão expressiva assim? Deverei ter problemas de consumo excessivo?
Agradeço antecipadamente a atenção!
Alexandre
Olá Alexandre,
você não precisa se preocupar, o de 9000 BTU consome um pouco mais de energia do que um aparelho de 7500 BTU, por exemplo, mas não é nada muito significativo. Além disso, o de 9000 BTU vai climatizar mais rápido o seu ambiente, e se futuramente você colocar mais um aparelho eletrônico, não irá precisar trocar de ar-condicionado.
Obrigado pelo contato.