Como já citamos em alguns conteúdos do WebArCondicionado, os chillers são máquinas que funcionam basicamente como resfriadores de água, e a água gelada produzida por elas é utilizada com o objetivo de resfriar o ar. É assim que esse equipamento acaba sendo empregado em sistemas de ar condicionado.
Ar-condicionado em barcos
O ar-condicionado se tornou fundamental para qualquer ambiente, seja nos mais utilizados e convencionais, como residências, empresas, escritórios, comércios, veículos, mas também em data centers, aviões e até em barcos.
Para gerar uma climatização confortável em barcos existem algumas peculiaridades, já que em uma embarcação é um pouco crítico. Vale lembrar que pode haver limitação de espaço, de peso e de energia, em um local que gera ruídos e vibrações. Itens como a incidência de sol, a taxa de umidade que é alta e a salinidade também tornam as características mais críticas.
Leia mais: Conheça os sistemas de ar condicionado em barcos
Utilização dos chillers em barcos e a água para resfriar
A grande diferença no desafio do ar-condicionado de climatizar um barco, se comparado a utilização do aparelho em uma residência, é que o equipamento utiliza a própria água que ele navega para esfriar o gás comprimido e gerar a climatização dos ambientes no interior dos barcos.
No caso da utilização do chiller, o sistema emprega duas bombas que trocam calor entre si, mas com circuitos separados, sendo uma para água potável (doce), que circula a água gelada da unidade chiller até a saída de ar, fazendo a troca de calor ambiente x chiller. E ainda a de água salgada, que traz a água do mar até o chiller que transferirá o calor obtido do primeiro circuito (bomba 1) para o segundo (bomba 2) e devolverá, com o calor do barco, a água para o mar.
Lembramos que a escolha do sistema e da capacidade do equipamento se dará de acordo com algumas características, como o tamanho do barco, o número de ambientes, a quantidade de pessoas, a capacidade de energia que o barco pode fornecer e o espaço onde será instalado o sistema.
Leia também: Ar-Condicionado Chiller: O que é e Como Funciona esse Sistema?
Fluidos refrigerantes e os chillers em barcos
Boa parte dos aparelhos utilizam o gás refrigerante R-410A, mas alguns aparelhos já vem utilizando o R1234yf e o R1234ze, que utilizam compostos orgânicos insaturados, com propileno e etileno.
Seguir as orientações dos fabricantes é essencial para o bom funcionamento de chillers em barcos
Assim como a instalação de aparelhos residenciais, a instalação em barcos também requer uma série de cuidados para que a instalação seja bem feita.
Alguns cuidados básicos vão desde o dimensionamento correto para o ambiente, como também de itens como a bomba d’água e o diâmetro correto da tubulação/mangueira que conduz a água. Lembramos que essas informações constam no manual do produto. Como as capacidade e potenciais podem ser diversas, o ideal é ficar realmente atento ao manual.
Por falar em manual, muitos deles são descritos em inglês, o que também atrapalha muitos instaladores. É possível encontrar alguns em português, mas a maioria está em inglês. Mesmo assim, a dica é não seguir a instalação antes da compreensão exata do que diz no manual.
Uma boa instalação está na experiência do profissionais e na atenção que ele dá a itens essenciais descritos nos manuais.
Boa tarde eu gostaria de ver a como funciona o chller de um barco
Oi Paulo, tudo bem?
Para maiores informações sobre o tema, entre em nosso Fórum do Ar-Condicionado, na categoria Troca de Conhecimento, clicando neste link.
No espaço, diversos profissionais compartilham experiências, trocam dicas e se ajudam diariamente.
Excelente matéria, sou especialista em
Sistemas HVAC offshore (Navios e plataforma), e a tecnologia está crescendo demais! Temos embarcações até com roda entálpica, o maiores fabricantes que encontramos são Carrier, Johnson Control, Aeron e Teknotherm.
O grande desafio é o ajuste do sistema, pois além de está bem balanceado, temos grande variação de temperatura externa de ar e também em relação a temperatura da água de resfriamento do mar.
Concordo quanto a exigência do inglês para interpretação dos documentos de engenharia e contato com os fornecedores também. Mas não conheço mercado que pague mais para um técnico/engenheiro na área de HVAC, fora o conhecimento em automação que precisa também.
Bom dia!!!
Sou Comadante de uma embarcação 74 pés,.onde é o sistema chiller , ano 95 bem antigos msm, e agora queria iluminar essas válvulas de 3 vias no sistema da evaporadora, vindo somente a entrada e saída da água gelada e assim através do cotrole acionar a evaporadora, penso nisso pq se der problema nessa válvula não vamos achar mais no mercado.