ABRAVA ressalta que os equipamentos são projetados para trabalhar com determinada classe e tipo de fluido
alerta sobre gás inflamável

Entidade alerta sobre o uso de gás inflamável.

Em comunicado, a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento informa a necessidade de cuidado ao usar fluidos inflamáveis – classificação de risco A2 e A3 -, em aparelhos para operar com não inflamáveis – risco A1.

Assim, a ABRAVA alerta sobre a utilização de gás inflamável, conforme estabelece a RENABRAVAs, no que diz respeito às normas técnicas que reforçam a importância destas observações.

No documento, divulgado na última sexta-feira (25), a entidade explica que a preocupação é em relação às boas práticas e normas de refrigeração e de segurança, uma vez que existe risco de explosão e queimaduras, gerando riscos ao usuário, ao profissional e ao aparelho.

A ABRAVA ressalta que os equipamentos são projetados para trabalhar com determinada classe e tipo de fluido. Quando o gás é alterado, sendo diferente do projeto original, deve-se consultar o fabricante do equipamento.

No Brasil, a norma relativa à limitação de carga do fluido frigorífico em sistemas de ar condicionado e bomba de calor é a NBR16069, que faz alusão a ASHRAE 34. Na nota, a ABRAVA afirma que:

“O sistema de refrigeração selado montado em fábrica com carga de fluido frigorífico inferior a 150 gramas de um refrigerante A2 ou A3 poderá ser instalado em ambiente ocupado sem restrição, mesmo que não seja uma sala de máquinas especial”, afirma a ABRAVA, na nota.

Em relação ao uso, além de consultar a marca, deve-se observar a procedência dos fluidos refrigerantes. Já no que relaciona-se à segurança e aos padrões globais, é importante utilizar gases classificados pela ASHRAE, que reúne informações de inflamabilidade e de manuseio.

“Os fluidos frigoríficos dos Grupos A2, A3, B1, B2 e B3 não devem ser utilizados em sistemas de alta probabilidade para conforto humano”, descreve o alerta da ABRAVA. A observação tem algumas exceções, como a área industrial, listadas no RENABRAVAs.

Redação WebArCondicionado com informações da ABRAVA

Compartilhar: