Separamos quatro potências do mesmo modelo e marca para responder a dúvida
Já perguntou se mais potência em BTUs é sinônimo de mais consumo de luz do ar-condicionado? Será que uma máquina de 18.000 BTUs tem um peso maior na conta de energia elétrica na comparação com uma de 9.000 BTUs?
Então, Sim, quanto mais potência tem o ar-condicionado, maior será o consumo de luz. A resposta para a dúvida está no compressor, o motor do equipamento de climatização.
O compressor de um aparelho de 18.000 BTUs vai consumir mais energia elétrica em relação ao modelo de 9.000 BTUs. Até porque se o ambiente precisa de uma máquina mais potente, provavelmente tem uma dimensão superior, pensando no exemplo acima.
Qual a Diferença do Consumo de Cada Potência?
Em um levantamento, separamos como exemplo o ar-condicionado Split Inverter, da marca Springer Midea, modelo Air-Evolution. Abaixo pode visualizar o consumo de energia elétrica de cada potência:
- 9.000 BTUs – Consumo: 16,8 kWh/mês;
- 12.000 BTUs – Consumo: 22,4 kWh/mês;
- 18.000 BTUs – Consumo: 34,1 kWh/mês;
- 22.000 BTUs – Consumo: 44,7 kWh/mês.
Com base no exemplo, é perceptível como mais potência significa maior consumo de luz da máquina. Lembre-se que não basta comprar o equipamento mais econômico. O ponto principal é adquirir aquele com a potência em BTUs indicada ao ambiente.
Saiba mais: Como Calcular o Consumo do Ar-Condicionado?
Não adianta adquirir um ar-condicionado 9.000 BTUs para um ambiente de 20 metros quadrados. Inclusive, se está com alguma dúvida, a nossa Calculadora de BTUs do Ar-Condicionado tem a resposta.
Com base na dimensão do espaço, número de eletrônicos e de pessoas e turnos do dia em que têm exposição ao sol, a ferramenta mostra a potência e o modelo mais indicados para climatizar o local. Pode entrar em nossa calculadora de BTUs clicando neste link aqui.
Redação WebArCondicionado
Deixe seu Comentário