Na Europa, diversos aparelhos são comercializados com esse elemento
pode reutilizar o gás refrigerante R-32

Veja se pode reutilizar o gás refrigerante R-32 do ar-condicionado.

O Protocolo de Montreal visa eliminar o uso de fluidos capazes de destruir a camada de ozônio. Conforme a regulação, em 2025, é a data limite para as fábricas deixarem de lado a utilização do R410A.

Para especialistas do setor, o substituto deve ser o R-32. Na Europa, inclusive, diversos aparelhos de ar-condicionado são comercializados com esse fluido.

Como é uma novidade no mercado de AVAC-R (Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração), vamos responder se pode reutilizar o gás refrigerante R-32.

Gás Refrigerante R-32: Mais Fácil de Reutilizar

O R-32 é um componente único e tem alguns benefícios que o diferenciam daqueles misturados. Os refrigerantes de componente único tem vantagens como a mudança sem composição e a capacidade de ser carregado em qualquer fase: líquido ou gasoso.

Isso tudo sem deslizamento de temperatura, além da maior facilidade de ser reutilizado. Como inexiste mudança de composição com R-32, o refrigerante pode ser completado. Com outras misturas não azeotrópicas, não é recomendado completar a carga.

O equipamento pode ser evacuado e recarregado com novo refrigerante, tornando-se de alto valor em termos de materiais e mão de obra.

Para que seja reutilizado em equipamentos de outro usuário, um recuperador pode processar o R-32 de volta ao padrão AHRI 700 por processamento simples, como remoção de umidade, acidez e demais contaminantes.

No entanto, com misturas não azeotrópicas, é provável que a composição tenha mudado. Então, precisa ser trazida de volta à composição original pela adição do componente ausente ou por fracionamento/destilação.

Algumas misturas alternativas de baixo PAG (Potencial de Aquecimento Global) são propriedade das empresas responsáveis pelo desenvolvimento e são cobertas por patentes.

Leia também:

A mudança do fluido refrigerante R410a pelo R32
Gás Refrigerante R-32: Ar-Condicionado e Aquecimento Global

Desta forma, restringem potencialmente os recuperadores quando processam de volta a composição original da mistura.

O R-32 tem muitos benefícios, entre eles a facilidade com que pode ser reutilizado e recuperado.

Redação WebArCondicionado – Com informações de Daikin

Compartilhar: